3 a 25 de agosto, Lagos: "Sons Antigos a Sul" 2018, pela Academia de Música de Lagos

Música
3 a 25 de agosto, Lagos: "Sons Antigos a Sul" 2018, pela Academia de Música de Lagos

Joana Godinho (voz) e José Farinha (guitarra)

Academia de Música de Lagos apresenta a 7.ª edição de "Sons Antigos a Sul", de 3 a 25 de agosto

O Ciclo de Música Antiga "Sons Antigos a Sul" (SAS) é um projeto anual, dirigido pela Academia de Música de Lagos, de promoção e divulgação da Música Antiga no Algarve, envolvendo ensembles profissionais nacionais e internacionais, iniciado no verão de 2012 no Barlavento Algarvio. O VII SAS 2018 mantém a programação na Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, Vila do Bispo, todas as sextas-feiras de agosto, pelas 17h00.

Com uma programação focada em dois pontos - a Igreja Matriz de Monchique e a Ermida de N.ª Sr.ª de Guadalupe - a edição deste ano conta com a presença de quatro conjuntos com programas e sensibilidades musicais muito diferentes. No primeiro fim-de-semana, o Trio MusiKê apresenta um programa que abrange composições de Airas Nunes (1230 – 1289), Diego Ortiz (1510 – 1570) ou Benedetto Marcello (1686 – 1739); no segundo fim-de-semana é a vez da flauta de bisel de Suzana Batoca acompanhada pelo cravo de Sofia Cascalho; nos dias 17 e 18, o Iberian Ensemble apresenta uma abordagem de obras dos grandes mestras do barroco italiano, tais como Corelli, D. Scarlatti e Vivaldi, entre outros. Luz, vivacidade e clareza são algumas das principais características bem presentes na escrita para a flauta destes compositores, tendo ainda a importante base harmónica sustentada pela sonoridade da viola da gamba, tiorba e guitarra barroca. Para fechar, o ciclo termina com um programa intitulado "Trovadoresca", onde a voz de Joana Godinho e a guitarra de José Farinha trazem ao Festival as cantigas trovadorescas.

O VII SAS é apoiado pela Direção-Geral das Artes e conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve (acolhimento), Paróquia de Monchique, Quinta do Barranco Longo e Câmaras Municipais de Vila do Bispo e de Monchique.

/
Mais informações: 
www.academiamusicalagos.pt
www.facebook.com/amlgs/