Comissão de Apreciação - Programa de Apoio a Projetos - Internacionalização (agosto 2018)

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE APRECIAÇÃO

NOTAS CURRICULARES

Cristina Góis Amorim
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses, na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Em 1987 integrou os quadros do então ICEP – Instituto de Comércio Externo de Portugal, atualmente AICEP Portugal Global – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, tendo passado por diversos serviços dentro destas entidades, com particular destaque para as áreas de promoção internacional, através da organização e participação em múltiplas ações e iniciativas de natureza diversa, como: missões empresariais, feiras internacionais, seminários, workshops e conferências. Integrou o júri do Prémio Sebastião Rodrigues, Design de Comunicação, no âmbito do Ano do Design Português 2015. Presentemente é Técnica Sénior na aicep Portugal Global, E.P.E. desenvolvendo a sua atividade como Especialista da Fileira das Indústrias Culturais e Criativas.

Magda Bizarro
Graduada em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Magda Bizarro trabalhou no campo da investigação antes de iniciar o seu percurso nas artes. Após ter colaborado como produtora executiva com algumas companhias durante os anos 90, Magda Bizarro criou em 2003 a companhia Mundo Perfeito em parceria com Tiago Rodrigues.
Atualmente, assume o cargo de assessoria artística no Teatro Nacional D. Maria II. Na companhia Mundo Perfeito, esteve envolvida diretamente como criativa nos mais de 30 espetáculos que foram apresentados em países como Portugal, Alemanha, Bélgica, Brasil, Estados Unidos da América, França, Holanda, Irlanda, Itália, Líbano, Noruega, Roménia, Singapura, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia e Reino Unido. Além do desenvolvimento de ideias originais para algumas das criações do Mundo Perfeito, contribuiu para a conceção do cenário, figurinos, apoio dramatúrgico, fotografia de cena e comunicação dos mesmos. Também, colaborou como produtora com outros artistas, como o cineasta Tiago Guedes e o coreógrafo Rui Horta.

Luiza Teixeira de Freitas
Luiza Teixeira de Freitas vive em Lisboa onde trabalha com curadoria e consultoria para coleções privadas. Está também ativamente envolvida em diversos projetos de curadoria independente. É responsável pelo projeto da editora independente Taffimai, que trabalha com a publicação de livros de artista, múltiplos e outras iniciativas. Recentes projetos de curadoria incluem: "Uma Fresta de Possibilidade: Duas Coleções em Diálogo" (Fundação Eugénio de Almeida, Évora, 2017); “Paloma Bosquê: O Oco e a Emenda” (Pavilhão Branco, Museu da Cidade, Lisboa, 2017); “Amalia Pica: A un brazo de distância” (NC-arte, Bogotá, 2017); “O que eu sou” (MAAT, Lisboa, 2017); "El que camina al lado" (Travesia Cuatro, Madrid, 2016 e Guadalajara, 2016); ‘An Infinite Conversation’ (Museu Berardo, Lisboa, 2014); ‘Apestraction’ de Damián Ortega (Freud Museum, Londres, 2013). Trabalhou em projetos especiais para Alexander & Bonin, Nova Iorque (2006-12) e kurimanzutto, México (2008–12), foi curadora assistente da Bienal de Marrakech, “Works and Places” (2009), e trabalhou como assistente de curadoria na Tate Modern, Londres, nas exposições de Cildo Meireles e Cy Twombly (2008). Luiza Teixeira de Freitas é consultora de estratégia da Delfina Foundation em Londres.

Hugo Sousa (suplente)
Hugo Sousa é pós-graduado em Culturas e Discursos Emergentes: da crítica às manifestações artísticas (2008) e em Ciências da Comunicação (2012), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2012-2013, trabalhou nas áreas do desenvolvimento territorial e dos fundos europeus. Divide a sua atividade profissional entre as áreas da cultura e da comunicação. É consultor da Loja Lisboa Cultura, na área da comunicação, e associado da Acesso Cultura, onde colabora no desenvolvimento de diversos projetos.

Sofia Baptista (suplente)
Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes. Após ter trabalhado como designer em alguns ateliers de design, abre em 1998 a empresa Design’98 onde é socia-gerente até 2009. Produtora e gestora de projeto na ExperimentaDesign, nas bienais EXD’09 e EXD’11, na Trienal de Arquitetura de Lisboa, nas edições de 2013 e 2016, na Feira de Arte Internacional – Centro Congressos do Estoril em 2014 e no Seminário Creative Hubs – British Council em 2015. Coordenação de divulgação na Associação Alkantara entre 2014 e 2015. Em colaboração com a DGartes, desenvolveu o plano de comunicação para Bienal de Veneza 2017 e faz produção executiva e comunicação para Bienal de Veneza 2018. Atualmente é ainda produtora e coordenadora de comunicação do Loulé Design Lab, iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, leciona na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Raínha e é produtora na Trienal de Arquitetura de Lisboa.