7 setembro inaugura no Sismógrafo “BOPEEP”, Exposição individual de Pedro Calapez, curadoria de Óscar Faria

Artes visuais
7 setembro inaugura no Sismógrafo “BOPEEP”, Exposição individual de Pedro Calapez, curadoria de Óscar Faria
Patente até 29 setembro

“BOPEEP”, de Pedro Calapez

"Há todo um mundo simbólico que é reflectido pela exposição de Pedro Calapez no Sismógrafo. Formada por um conjunto de pinturas inéditas de três séries que o artista tem vindo a desenvolver recentemente, a mostra desenvolve-se sobretudo a partir de duas linhas temáticas: a paisagem e o espelho negro. É no cruzamento de ambas que se produz um inesperado efeito, pois aquilo de que nos apercebemos é estarmos perante obras acerca de estados interiores. Uma obsidiana completa “Bopeep (espantado escuro na nesga do brilho)”, sendo que em noites de lua cheia (25 de Setembro) se devem libertar no exterior as energias negativas captadas pelo objecto."

A linguagem dos espelhos 
Por Óscar Faria 

Há todo um mundo simbólico que é reflectido pela exposição de Pedro Calapez no Sismógrafo. Formada por um conjunto de pinturas inéditas de três séries que o artista tem vindo a desenvolver recentemente, a mostra desenvolve-se sobretudo a partir de duas linhas temáticas: a paisagem e o espelho negro. É no cruzamento de ambas que se produz um inesperado efeito, pois aquilo de que nos apercebemos é estarmos perante obras acerca de estados interiores. Uma obsidiana completa “Bopeep (espantado escuro na nesga do brilho)”, sendo que em noites de lua cheia (25 de Setembro) se devem libertar no exterior as energias negativas captadas pelo objecto.

Pedro Calapez (Lisboa, 1953) começou a participar em exposições nos anos 70. Primeira individual em 1982. O seu trabalho tem sido mostrado em diversas galerias e museus em Portugal e no estrangeiro. Exposições individuais: 2017: “Tracção e compressão simples entre limites Elásticos”, Galeria Belo Galsterer, Lisboa; “Limite Ubíquo, Parte 1, Galeria Maior, Pollença, Mallorca, Parte 2 Galeria Maior, Palma de Mallorca; 2018 “Lieux inhabitables”, Centre Culturel Portugais Camões, Luxembourg. “Desenho e construção”, Galeria João Esteves de Oliveira, Lisboa.

/
Ficha artística:
Artista: Pedro Calapez
Curadoria: Óscar Faria

/
Ficha técnica:
Pintura

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Sismógrafo
Praça dos Poveiros, 56, 1ºandar, salas 1&2. 4000-393 Porto, Portugal
Inauguração a 7 setembro - 22h
Patente até 29 setembro
Horário: quinta a sábado, 15h às 19h
Entrada livre

/
Mais informações:
http://www.sismografo.org/
http://www.facebook.com/sismografo/