Encerramento da exposição "Neighbourhood: Where Alvaro meets Aldo" na FAUP

arquitetura
Arquitetura | Porto

© Rita Burmester

Hoje, dia 17 de setembro, pelas 17h, no Auditório Fernando Távora da FAUP, realiza-se a conferência 'Aldo Rossi sob o signo da Cidade' por Alberto Ferlenga, Reitor da Universidade IUAV de Veneza, seguida de conversa com Álvaro Siza, por ocasião do encerramento da exposição "Neighbourhood: Where Alvaro meets Aldo", projeto que representou Portugal na XV Mostra Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia em 2016, com curadoria de Nuno Grande e Roberto Cremascoli. A entrada é livre (sujeita à lotação do espaço).

A apresentação da Exposição no Porto é uma parceria da Direção-Geral das Artes com a FAUP. 

A antecipar a conferência - e no âmbito da Cerimónia Oficial de Abertura do Ano Lectivo 2018/2019 da FAUP - decorrerá a entrega dos Prémios Pedro Branco e Ricardo Spratley aos estudantes da FAUP, Maria Miguel Trindade (Melhor estudante a terminar o 3º ano no ano lectivo 2017/2018) e Maria Isabel Mendonça (Melhor estudante a terminar o Curso no ano lectivo 2016/2017, com média igual ou superior a 16 valores), respetivamente.

/
Alberto Ferlenga 
Alberto Ferlenga é Reitor da Università Iuav di Venezia (IUAV) desde 1 de Outubro de 2015 e Professor de Projecto de Arquitectura na IUAV, depois de 12 anos na Università degli Studi di Napoli Federico II. É Fundador e Presidente da Associação Villard, que organiza o seminário com o mesmo nome e o programa de doutoramento internacional em arquitectura Villard d'Honnecourt, além de promover seminários de projecto em várias cidades italianas. É Professor Convidado em diversas universidades europeias e da américa do norte e do sul, incluindo Delft, Miami, Clemson, S. Juan de Puertorico, Lima. Desde 2008 é director da Scuola di Dottorato Iuav. É autor de várias publicações, como as monografias dedicadas a Aldo Rossi, Dimitris Pikionis, Hans Van der Laan (com P. Verde) e Joze Plecnik (com Sergio Polano). É ainda autor de diversos ensaios e artigos publicados nos principais periódicos internacionais. De 1981 a 1990 foi redactor da revista Lotus International e a partir de 1996 assume a edição da Casabella. Foi curador de várias exposições: Le città immaginate, 9 progetti per 9 città (Triennale di Milano 1986), Aldo Rossi (Centre Pompidou, 1991, Triennale di Milano, 1999, Maxxi 2004), Calvino e le città invisibili (Triennale di Milano 2002), Dimitris Pikionis (Fondazione Querini Stampalia, Venezia, 1999), Hans Van der Laan (Basilica Palladiana, Vicenza, 2000). Tem sido responsável pela concepção de projectos de várias exposições, como o Pavilhão Italiano da V Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza (1991). Em 2000, fundou o grupo-projecto NA.oMI, que participou em numerosos concursos, recebendo vários prémios e menções.

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço)
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio)

/
Mais informações:
www.dgartes.gov.pt/pt/noticia/1548
https://sigarra.up.pt/faup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=47882

 

 

 

 

 

Imagem apresentação: