10 a 15 de setembro "Salvo Conduto", com Silvia Real, em Braga

Dança
10 a 15 de setembro "Salvo Conduto", com Silvia Real, em Braga

Arte Total

O "Salvo Conduto", é um programa de formação site specific da Arte Total que existe de forma continuada desde 1995. Realiza-se na primeira quinzena de Setembro, no Museu dos Biscaìnhos, em Braga. Cada artista convidado desenvolve durante uma semana uma workshop intensivo nos espaços do museu, com um grupo de bailarinos e performers. No final da semana o trabalho desenvolvido é apresentado informalmente ao público.

"O que queres ser quando fores grande?
O novo espetáculo do Grupo 23: silêncio!, a estrear em Lisboa, no Teatro Nacional D. Maria II em setembro de 2019, instiga uma pesquisa à volta desta pergunta, dos momentos de indecisão e impasse que acontecem ao longo da nossa vida, de criança e de adulto.
É uma frase que ouvimos a toda a hora, seja a brincar ou muito a sério. Cresce-se e vive-se com medo de não ter a oportunidade de descobrir a nossa vocação; de não poder experimentar aquilo que poderia ser o nosso talento; acabam-se os estudos para encontrar uma outra realidade; opta-se frequentemente pelo mais fácil ou por aquilo que é possível na altura, por vezes bem longe dos sonhos iniciais. E ainda há quem já nem ouse sonhar, porque, afnal, não vale a pena. Sonhar torna-se quase um luxo perante os constrangimentos da vida real. Felizmente há quem tenha sorte e encontre aquilo que gosta de fazer, conseguindo fazer disso a sua profssão.
Toda esta ansiedade que pais, professores, políticos e a sociedade no seu todo colocam desde muito cedo às crianças, não lhes permite viver plenamente as experiências inerentes ao seu crescimento, tornando a vida demasiado pesada e presa a um calendário, a um plano pré-defnido. Tantos planos, tão cedo.
Como é que, enquanto adultos, conseguimos dar a força necessária às crianças e aos adolescentes para acreditarem em si e neste mundo tão desencantado e absurdo? E nós acreditamos?
Num mundo cada vez mais polarizado, desigual, tecnologicamente acelerado e com uma humanidade (ainda) em construção, precisamos de tempo e espaços para sentir e refectir. Afnal, que compreensão temos do mundo? Como o lemos? Será que os direitos humanos, enquanto ferramentas de pensamento crítico, de empoderamento e transformação individual e social, nos podem ajudar na sua (re)leitura?
Ligando pensamento e movimento, queremos criar um espaço e um momento para parar e pensar a identidade e a coexistência num planeta partilhado.
Em Salvo Conduto gostaríamos de explorar estas questões relendo o agora individual e de grupo num espaço ressignifcado pela partilha. O que é que quiseste ser e (não) foste?É que há pessoas que já não sonham. Haverá uma idade em que deixamos de sonhar? Será que perdemos a capacidade de sonhar?
“- Imagina que és um adulto que anda sempre bué triste.
- Eu não quero ser um adulto triste.
- Eu não quero ser um adulto.
- Queres ir para a terra do nunca?”
Diálogo realizado recentemente entre quatro intérpretes adolescentes nos ensaios para o novo espetáculo do Grupo 23: silêncio!: Violeta (11 anos), Vasco (15 anos) e Jade (11 anos)"

|Simone Andrade e Sílvia Real|

/
Ficha artísitica:
Direção artistica: Gabriela Barros
Coreógrafa Convidada: Sílvia Real

/
Ficha Técnica:
Equipa técnica e produção: Carolina Vieira

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Museu dos Biscaínhos - Braga
15 de setembro
Workshop: 10 a 15 de setembro
Entrada livre

/
Contato da entidade promotora:
ARTE TOTAL
Mercado Cultural do Carandá
Rua Dr. Costa Júnior | 4715-127 Braga
253 611 880
artetotal.braga@gmail.com
www.artetotal.org
https://www.instagram.com/artetotalbraga/