Quarteto Contratempus recebeu o 3.º Prémio Nacional Indústrias Criativas

música
Prémio | Música

"As Sete Mulheres de Jeremias Epicentro"

Depois de ter recebido no passado mês de julho o 3.º Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves, pela criação de "As Sete Mulheres de Jeremias Epicentro" - uma ópera cómica multimédia financiada pela Direção-Geral das Artes - o Quarteto Contratempus estreia este mês o espetáculo "Variações a partir de um coração...": "um projeto de reinvenção e recriação de repertório de música tradicional portuguesa do norte do país..." que traz "para a contemporaneidade algumas das mais belas canções do Cancioneiro Popular Português". As apresentações estão marcadas para os dias 21, 22 e 23 na Casa das Artes e para os dias 29 e 30 na Reitoria da Universidade do Porto.

"Variações a partir de um coração – Divertimento popular para um Quarteto Contratempus" é um espetáculo interdisciplinar, com composição de Fernando Lapa, texto de Eduarda Freitas e encenação de Catarina Costa e Silva, "que nos conduz a uma viagem no tempo (ao revisitarmos as raízes da música tradicional portuguesa, sem perdermos o sentido do presente e o horizonte do futuro) pelo património musical do Douro e Minho". Todas as canções que integram o projeto "permanecem na nossa memória coletiva e são reveladoras da identidade das gentes do norte, dos seus saberes, tradições e da sua relação com o território".

 

/
Ficha artística e técnica:
"Variações a partir de um coração..."
Composição: Fernando Lapa
Texto: Eduarda Freitas
Encenação: Catarina Costa e Silva
Intérpretes: Quarteto Contratempus : Teresa Nunes (Soprano), Crispim Luz (Clarinete), Susana Lima (Violoncelo) Brenda Vidal Hermida (Piano)
Luz: Mariana Figueroa
Design: Cátia Lima
Produção e divulgação: Carlos Pinto (Associação Harmonyrails)

/
Locais, datas e horários:

21, 22 e 23 de setembro de 2018
Apresentações na Casa das Artes
Direção Regional de Cultura do Norte
Porto 

29 e 30 de setembro de 2018
Jornadas Europeias do Património
Reitoria da Universidade do Porto 

/
Bilheteira:
Preço dos bilhetes: 5€

/
Contactos: 
quartetocontratempus.producao@gmail.com

/
Mais informações:
quartetocontratempus.com
www.facebook.com/events/497213474077467/ 
 

 

 

 

 

Imagem apresentação: