25 a 30 de setembro a Exposição "The Reasons Offsite", com curadoria dos Summary, estreia na Universiteti Polis - Albânia

Arquitetura
25 a 30 de setembro a Exposição "The Reasons Offsite", com curadoria dos Summary, estreia na Universiteti Polis - Albânia

@SUMMARY

“The Reasons Offsite” é uma exposição imaterial com a curadoria dos SUMMARY, um jovem estúdio de arquitetura sediado no Porto.
O projeto apresenta um conjunto de edifícios e de sistemas construtivos relevantes na história da arquitetura modular e pré-fabricada. O conteúdo é exposto com recurso à realidade virtual e    os diversos exemplos começam no séc. XVII até aos dias de hoje, desde arquitetura dita “anónima” até obras de Jean Prouvé, Walter Gropius, Buckminster Fuller, Shigeru Ban e MVRDV.
A exposição “The Reasons Offsite” pretende, também, indicar conflitos entre sistemas construtivos pré-fabricados e sistemas tradicionais. Alguns destes conflitos são standardização vs. customização, maquinação vs. humanização, ciência vs. arte e serão analisados através das visões de Yona Friedman, Antón García-Abril e Débora Mesa (Ensamble Studio), Pablo Jimenez-Moreno, Jorge Christie e Pedro Alonso.
O contexto contemporâneo pautado pelo crescimento sem precedentes da população mundial, pelo aumento da necessidade de serviços cada vez mais imediatos como a Uber/Ikea/Airbnb, a par do nível de sofisticação tecnológica a que chegámos, motivaram a criação da exposição “The Reasons Offsite” como uma redescoberta do conceito de pré-fabricação, procurando compreender a sua história e contemplar o seu futuro.
Esta exposição está integrada na TAW - Tirana Architecture Week 2018, evento cultural bianual realizado pela Universidade POLIS, em Tirana (Albânia), cuja missão é a de promover o conhecimento internacional relacionado com a prática arquitetónica e com atividades de investigação.
Trailer

/
Ficha artística:
Equipa: Samuel Gonçalves, Inês Vieira Rodrigues, Luca Sabbadini e Borbála Pap

/
Ficha técnica:
Equipa: Samuel Gonçalves, Inês Vieira Rodrigues, Luca Sabbadini e Borbála Papp

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Universiteti Polis
Rr. Bylis 12, Autostrada Tiranë-Durrës, Km 5, Kashar
Kodi Postar 1051, Kutia Postare 2995, Tirana, ALBÂNIA
Sala: Aula A3; Innovation Factory
Telefone: + 355.(0) 4 240 74 20 (university phone number)
Data de abertura do evento: 25 de setembro | 11h00 (hora local)
Duração do evento: 25 a 30 de setembro
Horário: 9h00 às 17h30 (hora local)
info@tiranaarchitectureweek.com

/
Informação sobre bilheteira:
Os eventos e conferências no âmbito da TAW - Tirana Architecture Week 2018 são gratuitos e acessíveis a quem quiser participar.

/
Contactos da entidade promotora:
SUMMARY
Pólo das Indústrias Criativas do UPTEC
Praça Coronel Pacheco, nº2
4050-453 Porto, Portugal
220 731 376

/
Mais informações:
http://www.universitetipolis.edu.al/
http://tiranaarchitectureweek.com/
https://www.summary.pt/portfolio/the-reasons-offsite/