20 e 27 de outubro LU.GAR.DESENHO - Oficina de Desenho ao ar livre, pela Memoria Imaterial

Artes plásticas
20 e 27 de outubro LU.GAR.DESENHO - Oficina de Desenho ao ar livre, pela Memoria Imaterial

Memória Imaterial

Através de técnicas simples propõe-se o reconhecimento do lugar através do desenho e da pintura.
Gestos simples: manchar e contornar. Pequenas coisas. Objetos simples.
Duas sessões com a duração de 2h30.
Materiais: grafite; lápis de cera; pincéis e pigmento natural. Desenhos em folhas A3.
O material é fornecido pela organização.
Recurso a técnicas simples: ‘frottage’ para a transferência de texturas (aspetos de superfícies: nomeadamente, chão, relva, xisto, pedra, areia, monumento) e traçado da sombra sobre o papel (contorno-linha). A simplicidade das técnicas depende de um princípio: a valorização do contacto (e não da produção de uma semelhança ou de uma cópia).
Integrado na programação de:
LU.GAR – cruzamentos disciplinares
Um lugar é um espaço construído por múltiplas narrativas. Acreditamos que as paisagens urbanas estão cheias de nomes dados pelos habitantes. Constituem um mundo nominado, um mundo de lugares, humanizado por vivências e acontecimentos com traços ritualizados.
LU.GAR propõe mapear territórios culturais em contextos urbanos. Sobre esse mapa queremos inscrever novas narrativas que reinterpretem as memórias do lugar e criem novas vivências utilizando discursos e percursos artísticos. Enquanto projeto experimental, exemplificativo e replicável escolhemos a malha urbana de Alenquer para iniciar este programa com atividades de formação e criação que estimulam a participação e qualificação da comunidade e do público, contribuindo para corrigir assimetrias de acesso à produção e fruição cultural.
As disciplinas artísticas envolvidas cruzam-se criando eventos envolventes e com vários níveis de leitura: teatro - formação e performances baseadas na narração oral; artes visuais - formação e instalações ao ar livre baseadas no reconhecimento do lugar pelo desenho e pintura; novos media: em instalações ao ar livre, numa galeria-museu e com a presença interativa na web.
LU.GAR pretende construir uma relação inclusiva com a comunidade. Várias ações são desenhadas com a colaboração ativa da população residente enquanto outras são implementadas em locais marcantes da memória coletiva, incentivando o diálogo e fruição públicos.
A utilização de múltiplas expressões e leituras artísticas criadas a partir das memórias e nos lugares da Vila, tem como objetivo (para além da inclusão social) valorizar e promover práticas de reflexão e relação entre disciplinas artísticas com os públicos, criadores, programadores e investigadores.

/
Ficha artística:
Direção artística: José Barbieri
Formador: Carlos Augusto Ribeiro

/
Ficha técnica:
Assistência de produção: Vera Refólio
Assistência técnica: Rafael Del Rio
Registo vídeo: Eva Ângelo

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Parque Vaz Monteiro, Alenquer
20 e 27 de outubro 2018 | 10h - 12.30h

/
Informação sobre bilheteira
A entrada é livre mas aconselhamos a marcação prévia, através do número 96 150 21 05
Faixa etária: 14 a +65
lu.gar.alenquer@gmail.com
 

/
Mais informações:
https://memoriamedia.net/lugar/index.php/lu-gar-desenho
https://www.facebook.com/memoriamedia/