19 de outubro, Vila do Conde | “Documentário” de Joclécio, pela Circular Associação Cultural

Dança
19 de outubro, Vila do Conde | “Documentário” de Joclécio, pela Circular Associação Cultural

© Susana Neves

Joclécio Azevedo apresenta “Documentário”, no dia 19 de outubro, no Auditório Municipal de Vila do Conde

"Documentário é uma peça coreográfica em torno de uma partitura caótica que reflete a tensão entre a necessidade e a impossibilidade de perceber o tempo presente. O mundo que pensamos conhecer desarticula-se em novas configurações do social, em novas estratégias de dominação política e económica. A realidade não é enquadrável nem transparente. Em certos casos, não se distingue dos regimes de ficção com os quais nos confrontamos diariamente. Pedaços do mundo manifestam-se no tráfico incontrolável de imagens que nos perseguem até mesmo nos sonhos.

A aparente proximidade sugerida pelo acesso a novas tecnologias e formas de interação no mundo digital esconde a nossa incapacidade de lidar com o outro, objeto fetiche de uma fantasia permanente e de um medo difuso. Oscilamos entre a crença infundada e a desconfiança como principio. As mesmas imagens repetem-se em diferentes suportes com diferentes protagonistas, num combate permanente pela atenção. A exclusão do outro manifesta-se pela normalização e pela colonização do imaginário coletivo, pela disseminação do equivoco, do engano e do preconceito".

/
Seminário + Lançamento de publicação
19 de outubro (sexta-feira), às 18h, na Sala Dr. Jorge Laranjo (Auditório Municipal de Vila do Conde
Participam: Claudia Galhós, Daniel Ribas, Joclécio Azevedo, Melissa Rodrigues, Olívia Marques da Silva e Rita Castro Neves

A antecipar a apresentação da peça, às 18h00, na Sala Dr. Jorge Laranjo do Auditório Municipal de Vila do Conde, vai decorrer o Seminário e lançamento da publicação “Documentário”, com entrada livre. O Seminário pretende interrogar “diferentes práticas associadas à ideia de documentação, tentando articular a ideia do documentário enquanto “impossibilidade”, refletindo sobre o que nos escapa, sobre o que se oculta e se transforma no processo de trabalho documental”.

Para além de Joclécio Azevedo, participam Claudia Galhós (jornalista, crítica de dança no jornal Expresso e escritora), Daniel Ribas (Membro da Direção Artística do Porto/Post/Doc e Professor de Cinema da Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa); Melissa Rodrigues (Arte-Educadora, Performer, Antropóloga); Olívia Da Silva (Presidente da Escola Superior de Media Artes e Design, Politécnico do Porto/Doutoramento em Fotografia pela School of Arts and Design ,da Universidade de Derby, no Reino Unido); Rita Castro Neves (artista plástica e docente universitária na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto).

A publicação “Documentário” reúne diferentes estratégias de registo do processo de trabalho desenvolvido para a criação da peça com o mesmo nome, cuja estreia foi realizada no Festival DDD 2018. O livro junta no mesmo suporte diferentes propostas de documentação que sublinham vários aspectos do trabalho desenvolvido através de residências de criação em Lisboa, Porto, Vila do Conde, Barcelona e Guimarães, entre agosto de 2017 e outubro de 2018.

/
Ficha artística e técnica:
Direção artística e coreografia: Joclécio Azevedo
Colaboração/cenografia: Paulo Mendes
Colaboração/ música: Pedro Tudela
Intérpretes: Ana Moreira, Dori Negro, Joclécio Azevedo, Pedro Prazeres, Ana Isabel Castro, Rocio Dominguez
Fotografia: Susana Neves
Figurinos: Jordann Santos
Desenho e operação de luz: Miguel Carneiro
Filmagem e edição de vídeos: Sofia Arriscado

/
Vídeo:
https://vimeo.com/284584179?ref=fb-share&1&fbclid=IwAR3Gi0KzyCblppVG0Fi_LPkXNI-L9u6a7AQOFasgfk-IpAA7fWuE9kwYsQQ

/
Locais, datas e horários:
Auditório Municipal de Vila do Conde
Praça da República 
4480-715 Vila do Conde

/
Bilheteira:
A entrada no Seminário e lançamento de Publicação é livre, os bilhetes para a peça têm o preço único de 5 €.
Horário: Auditório Municipal: terça a quinta, das 14h00 às 19h00 e das 20h30 às 23h00; sexta, das 14h00 às 19h00 e das 20h30 às 00h30; sábado, das 14h00 às 19h00 e das 20h30 às 24h00
Bilheteira online: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/66868/587112/4686/Lotacao

/
Contactos:
Circular Associação Cultural
Praça Luís de Camões, nº9, 1º. 4480-719 Vila do Conde
252 610 457 / 967 490 471
info@circularfestival.com
www.circularfestival.com
www.facebook.com/circularfestivaldeartesperformativas/
www.instagram.com/circularfestival/

/
Mais informações:
www.circularfestival.com