9 de novembro a 1 de dezembro "Linha de Fuga" - Laboratório e Festival Internacional de Artes Performativas | Coimbra

Cruzamento disciplinar
9 de novembro a 1 de dezembro "Linha de Fuga" - Laboratório e Festival Internacional de Artes Performativas | Coimbra

Linha de Fuga é um laboratório e festival internacional de artes performativas que decorrerá em Coimbra, entre 9 de novembro e 1 de dezembro de 2018.
Para lá da dimensão de Festival aberto ao público, com a apresentação de espetáculos em vários locais da cidade, LINHA DE FUGA realiza um Laboratório que pretende promover o encontro entre artistas nacionais e estrangeiros para intercâmbio de práticas artísticas. Ana Borralho & João Galante (PT), Federica Folco (UY), Luciana Fina (IT/PT), Miguel Pereira(PT), Sergi Fäustino (ES) e Thomas Hauert (CH/BE) são os artistas da primeira edição que, paralelamente à programação do Festival, vão dirigir os seminários do LINHA DE FUGA.  O Laboratório reúne 20 profissionais das artes (teatro, dança, vídeo, música, escrita), selecionados por convocatória internacional, interessados em confrontar os seus projetos e as suas práticas com as dos artistas convidados e dos seus pares. Cada participante do Laboratório LINHA DE FUGA é desafiado a partilhar um trabalho em processo (que poderá encontrar-se em distintos momentos de desenvolvimento) que será o seu objeto de estudo nos seminários práticos. O objetivo é promover o confronto de práticas artísticas, num processo de trabalho colectivo e participado, que se desenvolverá num campo de experimentação, aprendizagem e partilha de conhecimentos. Pensado como uma Zona Autónoma Temporária, segundo o conceito de Hackim Bey, LINHA DE FUGA terá momentos de trabalho coletivo (onde os participantes podem apresentar, discutir e desenvolver os seus projetos artísticos em relação com outros criadores e outras práticas) e períodos de trabalho pessoal com diferentes metodologias (colaboração com outros participantes, acompanhamento individual com os artistas convidados ou desenvolvimento da própria pesquisa). Pensado especificamente para Coimbra, o Laboratório é uma instância de transmissão e produção de conhecimento através de práticas de criação. O Festival, que é realizado em parceria com entidades da cidade, decorre em vários locais, com uma cadência de apresentações semanais, e pretende discutir a importância da arte como fator social crítico a nível local e global.
LINHA DE FUGA propõe estabelecer uma relação entre participantes do Laboratório, artistas convidados e públicos da cidade, num circuito que permita expor distintas práticas e pensamentos artísticos, tanto apresentando à cidade obras da artistas-mediadores, como os processos em trabalho dos artistas participantes do laboratório.

/
Programa:
http://linhadefuga.pt/festival/

/
Ficha artística:
Linha de Fuga é um projeto com curadoria de Catarina Saraiva
Artistas Festival:
Ana Borralho & João Galante (PT),Federica Folco (UY), Luciana Fina(IT/PT), Miguel Pereira (PT), Sergi Fäustino (ES) e Thomas Hauert(CH/BE) são os artistas da primeira edição que, paralelamente à programação do Festival, vão dirigir os seminários do LINHA DE FUGA.
Artistas Laboratório: 
O laboratório reúne 20 artistas, selecionados por uma convocatória internacional, de distintas origens e diferentes áreas, que são desafiados a partilhar o trabalho em processo com o objetivo de promover o confronto de práticas artísticas, num processo de trabalho coletivo e participado, que se desenvolverá num campo de experimentação, aprendizagem e partilha de conhecimentos.
Alexandre Valinho Gigas [poesia, performance / português / Coimbra] António Azenha [performance / português / Coimbra] Asli Bostancı [dança / turca / Istambul] Bruno Caracol [artes visuais / português / Lisboa] Camilla Morello [dança, performance / italiana / Lisboa, Portugal] Etienne Gentil [performance, construção / francês / Montpellier] Guillem Mont De Palol [dança, performance / espanhol / Barcelona] Janaina Behling [documentadora / brasileira / Coimbra] João Telmo​ ​[teatro / português / Lisboa] Karina Pino [teatro / cubana / Havana] Mari Bley​ ​[cinema, artes visuais / brasileira / Rio de Janeiro] Marta Blanco [documentadora / espanhola / Madrid] Mish Grigor [teatro / australiana / Melbourne] Nóra Barna​ ​[dança / húngara / Budapeste] Saeed Pezeshki [teatro / mexicano / Bogotá] Sara Jaleco  [dança / portuguesa / Lisboa]  Sílvia Pinto Coelho  [dança / portuguesa / Lisboa] Tiago Cravidão  [cinema/ português / Coimbra]  Valentina Parravicini  [dança / italiana / Lisboa]  Wellington Gadelha [performance / brasileiro / Fortaleza]

/
Ficha técnica:
Linha de Fuga é um projeto promovido pelas Produções Real Pelágio, estrutura financiada pela Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura. A Câmara Municipal de Coimbra/Convento de São Francisco, Teatro Académico Gil Vicente, A Escola da Noite, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e o Citemor (co-produtor do Laboratório) são entidades parceiras.

/
Contactos da entidade promotora:
Produções Real Pelágio, Travessa de São Vicente, 11 - Lisboa
91 790 96 07
linha.fuga@gmail.com
http://linhadefuga.pt/festival/
https://www.facebook.com/linha.fuga/
https://www.instagram.com/linha.fuga/