22 fevereiro 2019, Aveiro / "Clarão", pela Circolando

Dança
22 fevereiro 2019, Aveiro / "Clarão", pela Circolando

José Caldeira

A Circolando apresenta "Clarão", com direção artística de André Braga e Cláudia Figueiredo, no dia 22 de fevereiro de 2019, no Teatro Aveirense.

/
Sinopse:
(Pela Circolando)
"Desenvolver uma reflexão sobre a ideia de ritual a partir do Serapeum de Panóias foi o desafio-convite na origem do projeto. Complexo arqueológico de grande singularidade, situado nos arredores de Vila Real, Panóias é um intrigante espaço ligado aos inícios do sagrado, quando as grandes fragas e os grandes montes eram como que divinizados. Templo depois dedicado aos deuses severos e a Serápis fica associado aos mistérios do mundo subterrâneo e da vegetação. De Panóias sempre quisemos relevar as dimensões transversais a todos os tempos e lugares, tendo encontrado no núcleo dos seus rituais as eternas e incontornáveis questões sobre os mistérios da morte e da luz. Pedra, ar, sangue, cinzas, espectros, fantasmagorias, incubação de sonhos, clarões... Interessa-nos muito aprofundar este tempo dos princípios dos deuses, as visões panteístas e outras versões do sagrado difuso. Interessa-nos um universo noturno, de medos e desconhecidos avassaladores. Interessam-nos os rituais de transe, de iniciação, a energia vermelha, o convite à 'ultrapassagem dos seus próprios limites à procura do limiar'." O projeto tem uma forte dimensão transdisciplinar, assentando em diálogos imbricados entre dança, teatro, som, luz e vídeo, e conta com a participação de um grupo da comunidade local.

/
Ficha artística:
Direção artística: André Braga e Cláudia Figueiredo
Direção: André Braga
Dramaturgia: Cláudia Figueiredo e Gonçalo Mota
Composição musical: Pedro Augusto
Cocriação e interpretação: Bruno Senune, Daniela Cruz, Valter Fernandes e grupo da comunidade local. Participação nos primeiros ensaios de Paulo Mota.
Assistência de direção: Ricardo Machado
Conceção plástica: André Braga e Pedro Azevedo
Vídeo: Gonçalo Mota
Luz: Cláudia Valente
Realização plástica: Pedro Azevedo e Pedro Coutinho
Coroas: Sandra Neves
Produção: Ana Carvalhosa (direção), Cláudia Santos e Carolina Cardoso
Espetáculo criado por encomenda dos Teatros Municipais de Vila Real e Bragança, no âmbito do projeto "Algures a Nordeste", cofinanciado pelo Norte 2020
Coprodução: Circolando e Teatro Nacional São João

Duração: 80 minutos (aproximadamente)

/
Locais, datas e horários:

22 de fevereiro de 2019
Teatro Aveirense
Aveiro
www.teatroaveirense.pt

14 e 15 de dezembro de 2018, às 21h e às 15
Teatro Municipal de Bragança
Praça Professor Cavaleiro Ferreira
5300-252 Bragança
https://teatromunicipal.cm-braganca.pt/

/
Bilheteira:
Entrada livre.

/
Público:
Classificação etária: M/12

/
Mais informações:
http://circolando.com/