10ª Edição InShadow – Lisbon ScreenDance Festival até 15 de dezembro | Vo’Arte

Dança
10ª Edição InShadow – Lisbon ScreenDance Festival até 15 de dezembro | Vo’Arte

Vo'arte

InShadow - Lisbon ScreenDance Festival é uma iniciativa da Vo'Arte e uma referência no território da criação contemporânea transdisciplinar, com destaque para a convergência entre a imagem e o corpo e processos de criação artística fundados na tecnologia. InShadow explora atmosferas interdisciplinares pela reflexão sobre soluções estéticas e técnicas de representação do corpo no ecrã, no palco e noutros espaços de actuação. Géneros e linguagens cruzam-se em vídeos, espectáculos e performances, instalações e exposições.A programação integra uma competição de vídeo-dança, de documentário e de animação, performances, uma secção destinada ao público infanto-juvenil, LittleShadow, uma forte componente de formação com workshops e masterclasses destinados aos vários públicos, bem como instalações e exposições que expandem o Festival pela cidade. InShadow promove a criação contemporânea e imprime novos cruzamentos e olhares na cidade de Lisboa em diálogo com o Mundo. Reflecte sobre a vitalidade de um diálogo aberto pelo encontro da experiência de artistas consagrados com as visões de criadores emergentes.

/
Programação:
O Festival começa com as SESSÕES ESPECIAIS na Cinemateca Portuguesa dias 19 e 21 de Novembro e 14 de Dezembro e mais tarde na Ler Devagar a 10 e 12 de Dezembro. Uma retrospectiva de vídeo-dança húngaro, uma abordagem da relação corpo e cidade - “Corpos Sociais" - proposta da REDIV – Red Iberoamericana de Videodanza e o filme "The Art of Losing", projecto da Companhia de Dança de Almada, com ideia original de Luís Malaquias, coreografia de São Casto e realização Cristina Ferreira Gomes.
De 20 a 23 de Novembro às 18h, o Auditório da ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criaçãoacolhe a COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIO. Serão projectados 12 filmes de 18 países, com a presença de alguns realizadores. O Melhor Documentário será distinguido com o prémio Luna Andermatt, patrocinado pela Conserveira de Lisboa.
De 21 a 23 Novembro, o LITTLESHADOW decorre no Museu da Marioneta, com actividade criativas, exibição de filmes de animação e o espectáculo e atelier “Histórias Magnéticas - Um estranho barulho de asas” da Real Pelágio (22 e 23 de Novembro às 10h30), dirigido ao público infanto-juvenil e a Escolas públicas de Lisboa.
A COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE VÍDEO-DANÇA volta ao Teatro do Bairro de 27 a 30 de Novembro com a exibição de 56 filmes oriundos de 23 países.
O corpo move-se do ecrã para o palco no dia 27 de Novembro com a performance-conferência TEPe que se centra nos cruzamentos entre dança, música e tecnologia, explorando novos sistemas de incorporação e a 1 de Dezembro com a performance 2062 de Karla Kracht e Andrés Beladiez, (zoomwooz). Um mundo distópico encenado em tempo real, onde vídeo, teatro, animação, música, multimédia e centenas de objectos se cruzam para contar uma história com linguagem própria. Encerramos a noite com a cerimónia de entrega de prémios e a festa de encerramento com Dj set.
De 23 de Novembro a 15 de Dezembro o corpo e a imagem reivindicam os seus lugares nos ecrãs, nos palcos e noutros suportes de representação através de exposições e instalações.
Realizadores, coreógrafos e bailarinos nacionais e internacionais humanizam objectos artísticos e desafiam o público à reflexão e ao debate entre conversas, workshops e masterclasses.
O Festival conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Dgartes, Embaixada de Espanha, Embaixada de Israel, Instituto Italiano de Cultura, Institut Français, Conserveira de Lisboa, ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, Fundação Portuguesa das Comunicações, Delta, Adega Mayor, Associação dos Amigos da Cerca, Soudos – Espaço Rural das Artes, Antena 1, Antena 3 e Associação Turismo de Lisboa.
Toda a programação no site da Vo’Arte

/
Datas:
De 15 de novembro a 15 de dezembro 2018 

/
Mais informação:
http://www.voarte.com/pt/festvoarte/inshadow/apresentacao