5 a 8 de dezembro "Fausto" pela Mala Voadora | Centro Cultural de Belém (CCB)

Teatro
5 a 8 de dezembro "Fausto" pela Mala Voadora | Centro Cultural de Belém (CCB)

António MV

Fausto é um espetáculo que trata da relação entre a ambição artística e a sustentação material dessa ambição, e que se referencia na alegoria da «venda da alma ao diabo» como recurso para a concretização de grandes ambições. Será realizado como site-specific por ocasião do 25º aniversário do CCB.
"A ideia é fazer um espetáculo que seja uma grande obra-prima, espantoso, monumental, avassalador, e, para financiar um trabalho que possa permitir-nos alcançar esse resultado, começamos por contar com a confiança do CCB. Ao fim de pouco tempo contudo, ela vai revelar-se insuficiente. Mas o CCB vai juntar-se a nós e, juntos, vamos levar a cabo uma eficaz operação de captação de financiamento estatal. Primeiro junto do Ministério da Cultura, e depois de outros: a Defesa, a Saúde, a Justiça, a Administração Interna, os Negócios Estrangeiros... E para negociar, temos de oferecer contrapartidas. As forças militares instalam uma base no edifício, estrategicamente localizado junto ao Tejo e à Residência do Presidente da República. Constrói-se o terceiro módulo do CCB e dá-se guarida aos militares. É sabido que os militares gostam de libertinagem nos momentos de ócio e os artistas são conhecidos por serem libertinos, bate tudo certo. Ouve-se o barulho dos aviões e há cenas de sexo no espetáculo. Os doentes sem cama nos hospitais são integrados como figurantes, em camas confortáveis. Abre-se uma Pousada de Portugal, e os bares são entregues a pequenas e médias empresas. O espetáculo torna-se uma bomba mediática. A RTP muda os estúdios para o CCB. Pessoas ligadas ao espetáculo começam a ser assassinadas por grupos de contestação, ou são raptadas para que possam servir como moeda de troca para que o raptor possa ter um papel. Os tribunais mudam-se para dentro do espetáculo para garantir a lei. A polícia quer ver-se representada, e os presos têm acompanhar os polícias para que possam ser vigiados. Aos poucos, todo o Orçamento do Estado é absorvido por este projeto artístico, que acaba por transformar-se numa representação global do país.
O texto será escrito por Jorge Andrade. Convidámos Sérgio Martins e Rui Lima para uma incursão por um universo operático, e para comporem música para ser interpretada ao vivo por uma orquestra. A cenografia será um novo Portugal dos Pequenitos, mas dando agora aos monumentos portugueses a escala monumental que eles merecem, e que em Coimbra não encontraram, e pensando também na nova dimensão turística dos ex-líbris. Teremos dezenas de figurantes, alguns vindos das marchas populares, que serão coreografados por Fernando Santos, aka Deborah Kristall. O projeto será desenvolvido em diálogo com a dupla catalã Mont de Dutor em residência na mala voadora. Enfim, a encenação de Jorge Andrade será como uma grande orquestração de tudo isto, à imagem da gestão de um país!"

/
Ficha Técnica:
Direção e texto: Jorge Andrade com assistência de Maria Jorge
Com: Anabela Almeida, Carla Bolito, David Pereira Bastos, Isabel Zuaa, João Vicente, Jorge Andrade, Manuel Moreira, Marco Mendonça, Maria Ana Filipe, Maria Jorge, Mónica Garnel, Tânia Alves, Vítor d’Andrade, entre outros
Cenografia: José Capela
Edição de imagem de: António MV
Figurinos: José Capela com assistência de JFD Ideas and Details
Luz: Daniel Worm d’Assumpção
Música: Rui Lima e Sérgio Martins
Video: Other Features
Coreografia: Fernando Santos
Fotografia de cena: José Carlos Duarte
Imagem de divulgação: António MV
Vídeo de divulgação: Jorge Jácome e Marta Simões
Direcção de produção Sofia Bernardo
Produção executiva: Luna Rebelo
Assistente de produção: Mariana Dixe
Coprodução: Centro Cultural de Belém

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB)
CCB - Praça do Império 1449-003 Lisboa
5, 6 e 7 de dezembro | 21h
8 de dezembro | 16h

/
Informação sobre bilheteira:
Espetáculo para maiores de 16
Bilheteira: Segunda a sexta das 8h às 20h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 18h
Bilhetes a partir dos 25€
Descontos de: 20% para menores de 25 anos e maiores de 65 (em toda a sala exceto 1ª plateia); 10% para titulares do cartão FNAC (válido no Grande Auditório e Pequeno Auditório, para bilhetes adquiridos nos postos de atendimento); 25% para clientes da CP, após averiguação dos Bilhetes CP (para bilhetes adquiridos nos postos de atendimento); 50% para desempregados, contra apresentação de comprovativo do IEFP (válido no Grande Auditório e Pequeno Auditório, para bilhetes adquiridos nos postos de atendimento); 30% para bilhetes de última hora, meia hora antes do ínicio do espetáculo na bilheteira do CCB; 5€ para profissionais/estudantes da área do espetáculo (este desconto só se aplica a espetáculos de produção CCB adquiridos na Bilheteira CCB, e tem um número limitado de bilhetes); 30% Desconto Cartão Amigo CCB (individual, Senior, Jovem e Família)
https://www.ccb.pt/Default/pt/Inicio | ccb@ccb.pt

/
Contactos da entidade promotora:
MALA VOADORA
Rua do Almada, 277-283, Porto
malavoadora@malavoadora.pt 
www.malavoadora.pt