Até 19 de janeiro estará patente Exposição “Visual Tango + Fado”, de Eduarda Coutinho, na Galeria LAR | Algarve

Artes visuais
Até 19 de janeiro estará patente Exposição “Visual Tango + Fado”, de Eduarda Coutinho, na Galeria LAR | Algarve

“Visual Tango + Fado” de Eduarda Coutinho

Sinopse:
Pesquiso os códices de imagens do Tango/Fado tendo como objetivo a compreensão da expressão desta dança e deste canto através da arte visual. No transfere/stencil a sensação que se transmite é a da cópia, mas que nunca é totalmente idêntica. Os conceitos destas técnicas situam-se no sentir da natureza. Habituámo-nos a sentir na natureza a homogeneidade/analogia das formas. Como nos diz Wiccius Wong as formas na natureza têm aspetos de similaridade. As folhas de uma árvore, as árvores em uma floresta, os grãos de areia da praia, as ondas do oceano são exemplos vividos. Também na lei da Gestalt a semelhança e a proximidade, como nos diz João Gomes Filho, são dois fatores que, além de concorrerem para a formação de unidades, concorrem também para promoverem a unificação de um todo. Esta analogia fortalece o conceito da realização e exposição do meu trabalho de forma global e atua no agudizar do que quero comunicar visual e graficamente.

/
Ficha artística:
Autoria: Eduarda Coutinho

Biografia
Eduarda Coutinho
Eduarda Coutinho, nasceu em Moçambique, vive há 40 anos em Lagos, Doutorada em Desenho e Análise Visual pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Sevilha. 
Investigadora Centro de investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão; HUM337: arte plástico, teoria y praxis, Junta de Andaluzia; Instituto de Investigação em Arte, Desenho e Sociedade, i2ADS, Belas Artes e Arquitetura do Porto.
Formadora em Artes Visuais. Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian
Obras públicas: “O Mar, a Mulher e a Terra”, Lagos, Praia da Luz, 2001. “Estrela da Sorte”, Lagos, 2014.
Residência artística, Museus da Fundação Calouste Gulbenkian; de Arqueologia; Arqueológico do Carmo em Lisboa; Etrusco de Vila Júlia em Roma; Gregoriano Etrusco no Vaticano; Arqueológico de Florença; Antropologia de Madrid e de America; Etnologico de Berlim e outros.

Publicações:
2017
Catálogo “A Voragem Irreversível do Tempo”, Editor: Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa, Portugal ISBN:978-989-99822-0-8
2015
Nicotina Zine # 08
2014
Catálogo “No rasto dos Tainos de Cuba” Casa da América Latina, Lisboa.
2014
Revista GAMA nº 4 (julho-dezembro 2014) “Bruno Schulz: a gramática visual das ilustrações e a cor no texto” Artistas sobre outras obras. Fbaul, Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes. Arte Contemporânea, Criatividade e Hibridação: o V Congresso CSO’2014, ISBN 978-989-8300-93-5, pág. 492-499.

/
Ficha técnica:
Produção: LAC

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Galeria LAR (R. Prof. Luís de Azevedo n.º 37 – Lagos)
Patente até 18 de janeiro de 2019
Quinta-feira a Sábado das 15h às 20h
Entrada Livre, adequado a todas as idades

/
Mais informações:
www.lac.org.pt
http://www.lac.org.pt/geleria-lar/detalhe/exposicao--visual-tango---fado---de-eduarda-coutinho_15850
https://www.facebook.com/galeriaLAR
https://www.facebook.com/events/265260600844128/

/
Contactos da entidade promotora:
LAC – Laboratório de Actividades Criativas, Associação Cultural
Largo Convento Sra. da Glória 8600-660 Lagos
282 084 959 | 96 745 13 83
lac.associacaocultural@gmail.com