"Tempos Cruzados" Concertos do Borealis Ensemble em digressão por Espanha

música
Internacional | Espanha

imagem ilustrativa . por Mathyas Kurmann no Unspash

A partir do diálogo entre obras de património histórico e obras de compositores recentes de gerações e estilos diversos, o projeto “Tempos Cruzados” pretende divulgar a criação musical portuguesa, e desconstruir a noção de instrumento/repertório histórico, procurando novas perspetivas de ler e ouvir o património musical. Insere-se também numa área de criação que não tem sido abordada com frequência em Portugal, nomeadamente a criação contemporânea para instrumentos históricos como a flauta de bisel.
O programa a apresentar será dedicado à música portuguesa na sua abrangência histórica, daí a denominação “Tempos Cruzados”. O Borealis Ensemble propõe um cruzamento de estilos e épocas no repertório a apresentar, que incluirá obras históricas de José Maria Ribas (1796-1861) e Sigismund von Neukomm (1778-1858; músico da corte de D. João VI), e obras compostas para o Borealis Ensemble por alguns dos mais representativos compositores portugueses da atualidade: Cândido Lima (1939), António Chagas Rosa (1960), Vasco Negreiros (1965), Sara Carvalho (1970) e Rui Penha (1981).
Esta digressão a quatro cidades espanholas, Salamanca, Plasencia, El Escorial e Guadalajara, financiada pela Direção-Geral das Artes, contou também com o apoio da Universidade de Aveiro e o projeto de investigação Xperimus (co-financiado pela União Europeia, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, na sua componente FEDER, e por fundos nacionais, através da FCT).

/
Ficha artística:
Flautas de bisel: António Carrilho
Piano: Helena Marinho

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Salamanca - Conservatorio Profesional de Música de Salamanca 
18 de dezembro
Plasencia - MUSIKEX (Escuela Superior de Música de Extremadura)
19 de dezembro
San Lorenzo de El Escorial - Salón de Actos, Centro Integrado de Música Padre Antonio Soler
20 de dezembro
Guadalajara - Conservatorio Profesional de Música Sebastián Durón
21 de dezembro
Entrada livre
Maiores de 6 anos

/
Mais informações:
https://www.facebook.com/Borealis.Ensemble/

Imagem apresentação: