20 janeiro 2019, Guimarães | "Comer o Coração em Cena" de Vera Mantero e Rui Chafes - uma produção O Rumo

Dança
20 janeiro 2019, Guimarães | "Comer o Coração em Cena" de Vera Mantero e Rui Chafes - uma produção O Rumo

© Rui Santos, UC

"Comer o Coração em Cena" de Vera Mantero e Rui Chafes - uma produção O Rumo do Fumo - no dia 20 de janeiro, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães

/
Sinopse:
(Pel'O Rumo do Fumo) 
"'Comer o Coração' é o título da obra que representou Portugal na 26.ª Bienal de Artes Visuais de São Paulo, em 2004. Foi um trabalho de conceção e criação conjunta entre o escultor Rui Chafes e a coreógrafa e bailarina Vera Mantero. Em 2015, os artistas pensaram numa recriação que permitisse a sua apresentação sem a escultura monumental original. Vera Mantero fez a performance numa árvore do circuito de arvorismo do Parque do Convento no Fundão, assumindo a peça uma nova designação e sentido: 'Comer o Coração nas Árvores'. A sua evolução passou, depois, pela criação de uma nova escultura de Rui Chafes pensada para suspensão em árvores de grande porte e outros locais, apresentando-se pela primeira vez no Jardim da Sereia, em Coimbra em 2016. Na sua deslocação para salas de espetáculo assume o nome de 'Comer o Coração em Cena'".

"Um corpo que deixa para trás o chão, um corpo que não precisa do chão é uma das maiores utopias da dança. Uma escultura que existe no ar, como uma voz ou um silêncio, é uma das utopias da escultura. A primeira aposta de 'Comer o Coração' é o abandono do chão, a vertigem da ascensão (…). A ideia de ascensão associa-se às fantasias do voo e da viagem. Se quisermos acalentar a ideia de voo podemos pensar em ninhos ou em balões de viagem. (…) O acontecimento de 'Comer o Coração' é o corpo de Vera Mantero, desenhado, instalado, coreografado, visto, vivo, suspenso de uma das esferas. É esse corpo que a tudo dá sentido. O corpo é o acontecimento através do qual todas as coisas acontecem. O corpo milagroso de Vera Mantero liberta-se do chão e animado pelos desenhos que o redesenham prossegue a procura do seu lugar: um lugar extraordinário, fora de todas as circunstâncias convenientes. Escultura em ferro e corpo vivo (…)" 
Alexandre Melo, Comissário da representação portuguesa na 26.ª Bienal de Artes Visuais de São Paulo, 2004

/
Ficha artística e técnica:

Comer o Coração em Cena (2019) e Comer o Coração nas Árvores (2015)
Conceito original: Vera Mantero e Rui Chafes
Performance: Vera Mantero
Escultura e Desenho: Rui Chafes
Produção: O Rumo do Fumo
 
Comer o Coracão (2004)
Conceito original: Rui Chafes e Vera Mantero
Comissário: Alexandre Melo
Vídeo: Helena Inverno
Organização e Produção: Direção-Geral das artes em colaboração com o CCB
Produção executiva: O Rumo do Fumo

/
Locais, datas e horários:
20 de janeiro de 2019, às 17h
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
Guimarães
(uma iniciativa A Oficina)

/
Mais informações:
www.orumodofumo.com