"Na onda da distância" - Projeto "Wave" de Rafael Alvarez / Bodybuilders, estreia este mês no Japão, com o apoio da DGARTES

dança
Internacional | Japão

O coreógrafo e intérprete Rafael Alvarez regressa pelo terceiro ano consecutivo ao Japão para estrear o seu novo espetáculo “Na onda da distância”, no âmbito da programação da TPAM  2019 - Performing Arts Meeting em Yokohama. Este dueto, criado entre Portugal, França, Malásia e Japão, em colaboração com o intérprete japonês Yuta Ishikawa, e desenvolvido no contexto do Projecto Wave, será apresentado a 13 e 14 de fevereiro, no Wakabacho WHARF, em Yokohama, seguindo-se a sua estreia nacional em Lisboa (de 27 a 30 de março, no Centro Cultural Carpintarias de São Lázaro) e posterior circulação em Ílhavo, Porto, Barreiro, Tóquio, Kuala Lumpur e Bangkok.

/
Sinopse:
(Por Rafael Alvarez)

“De um lado e do outro, dois corpos navegam em silêncio por uma dança frágil que é onda e maré de encontros e desencontros. Perto e longe, os dois mergulhadores descobrem-se num diálogo invisível de memórias e histórias que não nos pertencendo invadem os nossos imaginários. Um espetáculo de papel desenhado a partir de uma dança aberta de sentidos e mergulhos noutras leituras – longe e perto, mais perto do que longe, a oriente e a ocidente, os dois intérpretes de um e de outro lado do oceano, trazem à superfície um mar de ilusões. Na onda da distância e à distância de uma onda que se aproxima, descobrem e revelam sombras e fantasmas. Nos seus corpos e mundos flutuantes naufragam desejos de memórias invisíveis escritas e respiradas no silêncio do espaço vazio do palco de papel que esconde e revela o movimento que os abraça. E no intervalo de uma onda dão lugar ao encontro (de uma outra onda)”. 
Uma imagem iniciática motiva a criação deste projeto, permanecendo invisível, mas presente – "A Grande Onda de Kanawaga", obra icónica do pintor japonês Hokusai criada em 1830 e reproduzida a partir de meados de 1870 através de uma série de litografias partindo da técnica tradicional de estampa japonesa, conhecida por ukiyo (literalmente, "mundo flutuante").

O Projeto Wave dá continuidade à pesquisa e criação coreográfica iniciada pelo coreógrafo Rafael Alvarez no Japão em 2017 com o apoio da DGARTES, incluindo em 2019, para além da criação e estreia em Portugal e no Japão do dueto "Na onda da distância” e da sua circulação nacional e internacional, a reposição do solo "No intervalo de uma onda" (2017). Integra igualmente um conjunto de atividades de criação, apresentação e formação (residências, espetáculos, laboratórios e masterclasses) realizadas em Portugal, França, Japão e Malásia, envolvendo localmente artistas profissionais e estudantes do ensino superior artístico, bailarinos com diversidade funcional, maiores de 55 anos e seniores na apresentação de diferentes criações de ligação à Comunidade. Destacando-se neste contexto a estreia do espetáculo de dança inclusiva “No silêncio da primeira onda” (20 de fevereiro, Teatro Municipal São Luiz, INARTE - Community Arts festival) resultante de uma colaboração entre a Bodybuilders / Rafael Alvarez e a Plural_Companhia de Dança / Fundação LIGA, em parceria com a Escola Superior de Dança / Instituto Politécnico de Lisboa. Este espetáculo conta com a participação de bailarinos com e sem deficiência, alunos finalistas e diplomados da Escola Superior de Dança.

/
Ficha artística e técnica:
Direção artística, coreografia, cenário e figurinos: Rafael Alvarez 
Interpretação: Rafael Alvarez e Yuta Ishikawa
Direção técnica e desenho de luz: Nuno Patinho 
Produção e administração: Bodybuilders / Rafael Alvarez 
Gestão financeira: Sara Lamares
Assessoria de imprensa: Mafalda Simões
Fotografia de cena: Elisabeth Vieira Alvarez 
Registo e edição de vídeo: Bruno Canas
Design gráfico: Paulo Guerreiro
Coprodução: 23 Milhas – Ílhavo e Bodybuilders / Rafael Alvarez 
Residências: Le Carreau du Temple (Paris), Ryogoku Bear (Tóquio), Rimbun Dahan (Malásia), Estúdios Vitor Córdon / CNB (Lisboa), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo) 
Apoios / Acolhimentos: Carpintarias de São Lázaro (Lisboa), Citemor Festival (Coimbra), MIRA Artes Performativas (Porto), Auditório Municipal Augusto Cabrita (Barreiro), 23 Milhas / Teatro Vista Alegre (Ílhavo), Ryogoku Bear (Tóquio), Micadanses (Paris), TPAM Peforming Arts Meeting (Yokohama), Wakabacho Wharf (Yokohama) 
Parcerias: FIAR (Palmela), Escola Superior de Dança/IPL (Lisboa), Escola de Artes/Universidade de Évora (Évora), Escola Superior de Arte e Design – Caldas da Rainha/IPL (Caldas da Rainha), CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística, Fundação LIGA/Plural_Companhia de Dança, EIF (E) – Escola Informal de Fotografia (Espectáculo) 
Apoio: Camões - Centro Cultural Português em Tóquio / Embaixada de Portugal em Tóquio 
Apoio à internacionalização: Fundação Gulbenkian
Projeto WAVE: apoiado pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes

/
Locais, datas e horários:
13 e 14 de fevereiro de 2019, às 15h e às 19h
TPAM Fringe 2009, Wakabacho WHARF
Yokohama - Japão

/
Bilheteira: 
Reservas: bodybuilders.rafaelalvarez@gmail.com
Preço Bilhete: ¥2,000

/
Vídeo promocional: 
https://vimeo.com/309634313 

/
Contactos:
bodybuilders321@gmail.com

/
Mais informações:
www.bodybuilders.pt

 

 

 

 

 

Imagem apresentação: