27 março 2019, Covilhã / "O Inventório", pelo Teatro das Beiras

Teatro
27 março 2019, Covilhã / "O Inventório", pelo Teatro das Beiras

© Teatro das Beiras

"Um espetáculo de teatro para todos os que gostam de procrastinar... com muita imaginação".
No Dia Mundial do Teatro, 27 de março, a não perder: "O Inventório", no Auditório do Teatro das Beiras, Covilhã.

/
Sinopse:
(Pelo Teatro das Beiras)
Um espetáculo de teatro para todos os que gostam de procrastinar... com muita imaginação.
É muito possível que num futuro próximo as memórias das brincadeiras de infância não tenham nada a ver com subir a árvores, saltar, correr, brincar na rua, mexer na terra e chegar a casa cheio de lama por termos apanhado chuva. Serão antes recordações de jogos de consolas, brinquedos eletrónicos, programas de televisão ou aplicações de telemóvel. Juntando a este mundo cada vez mais "virtual" as mil e uma atividades que competem com o tempo livre das crianças, cada vez menos oportunidades elas terão de não ter nada "obrigatório e organizado" para fazer e tirar proveito dessa grande escola da vida que é brincar em liberdade. Os trabalhos de casa excessivos são um exemplo dessas atividades que se intrometem demasiado no tempo livre que as crianças têm para brincar e participar na vida social e familiar.  
"O Inventório" transpõe para o imaginário do teatro esse momento do quotidiano de qualquer criança, difícil de evitar, que é fazer os trabalhos de casa. Os TPC passam a ser protagonistas de uma série de situações, brincadeiras de faz-de-conta, que simbolizam os momentos extremamente importantes na vida de uma criança, onde sozinha ou em grupo desenvolvem a sua imaginação, autoconfiança e autoestima. O grande problema é quando a imaginação começa a ocupar demasiado espaço e as situações começam a ficar descontroladas. "O Inventório" transforma-se então num mundo surreal de histórias e invenções completamente improváveis e catastróficas. Desde coelhos japoneses que comem folhas de papel sushi, a índios que aprendem a ler, bombeiros astronautas que salvam o planeta dos incêndios e uma intrigante Brigada dos TPC que tenta evitar a todo o custo este gigantesco complô para não fazer os trabalhos de casa.
"O Inventório" é um espetáculo original, construído a partir de situações imaginadas no momento em que se tem de fazer os trabalhos de casa… e não se consegue. Uma espécie de procrastinação explicada à infância com todos os benefícios criativos e saudáveis para todas as idades. Um verdadeiro hino à imaginação de todas as crianças, um espetáculo que promete ser divertido para miúdos e graúdos e para todos os que gostam de procrastinar... com muita imaginação.

/
Ficha artística:
Criação coletiva
Encenação: Marco Ferreira
Cenografia e figurinos: Luís Mouro
Desenho de luz: Hâmbar de Sousa
Interpretação: Fernando Landeira, Sílvia Morais e Tiago Moreira

Duração: 50 minutos (aproximadamente) 

/
Locais, datas e horários:

Próxima apresentação:
27 de março de 2019, às 14h30 e às 21h30
Auditório do Teatro das Beiras
Travessa da Trapa, n.º 2
6200-216 Covilhã
T. (+351) 275 336 163 / (+351) 963 055 909

Apresentações anteriores:
16 de fevereiro de 2019, às 21h30 (estreia)
Sessões para escolas: 18, 19, 25, 26, 27, 28 de fevereiro e 1 de março de 2019, às 11h e às 14h30
Auditório do Teatro das Beiras
Covilhã

/
Público:
Classificação etária: maiores de 6 anos

/
Bilheteira:
Entrada gratuita.
Reservas: (+351) 275 336 163 ou (+351) 963 055 909

/
Contactos:
Teatro das Beiras
Travessa da Trapa, n.º 2
6200-216 Covilhã
E. geral@teatrodasbeiras.pt

/
Mais informações:
www.teatrodasbeiras.pt