24 março 2019, Lisboa / "Capítulo III: Episódios de transformação", pela Ordem do O

Dança
24 março 2019, Lisboa / "Capítulo III: Episódios de transformação", pela Ordem do O

© David Cachopo

A Ordem do O apresenta "Capítulo III: Episódios de transformação" da obra "Alento" de Pedro Ramos, a 24 de março, na Estufa Fria de Lisboa.

A apresentação pública do “Capítulo III: Episódios de Transformação” da obra “Alento”, de Pedro Ramos, é apresentada na Estufa Fria de Lisboa, no dia 24 de março, no âmbito da iniciativa “A Primavera chegou”, uma iniciativa da Estufa Fria de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa. 

/
Sinopse:
(Pela Ordem do O)

"Alento", nova criação de Pedro Ramos
A partir do tema da respiração, enquanto alimento e movimento do “espírito” da vida, Alento, explora e investiga o segredo latente na substância da qual somos feitos. O corpo enquanto um “pedaço de natureza” a ser redescoberto pelo habitar da consciência no seu movimento. Que caminhos se abrem quando escutamos o percurso da vida, por territórios exteriores e interiores?
Continuando o desenvolvimento da linguagem coreográfica a partir das diferentes etapas alquímicas, e sob o seu enquadramento enquanto processo de transformação, será desenvolvido o discurso do corpo agora em diálogo empático e inter-relacional com a Floresta, reconhecendo-a como porta de entrada para a dimensão do “Ser” e enquanto entidade/organismo vivo da qual fazemos parte.  Alento é uma substância volátil misteriosa que sustenta o corpo, anima o espirito, e estabelece o elo com esse grande corpo que é o mundo.
O projecto está a ser desenvolvido de forma a criar uma Obra constituída por várias partes, que serão alternativamente apresentadas em teatros ou em lugares não convencionais, como florestas ou jardins. 
Diferentes Capítulos são apresentados em formato work-in-progress, a partir de temas, perguntas de pesquisa ou lugares singulares no contexto natural.
O Capítulo I IncorpOração: Estudo coreográfico sobre o reconhecimento de um lugar vivo foi apresentado em Abril no EarthFest’18 junto ao Centro Interpretativo do Parque Florestal de Monsanto em Lisboa.
A partir da experiência imersiva de estar na floresta, surgiu o Capítulo II Emersão: reaparecimento do ser que se eclipsara, apresentado em Novembro no Cine-Teatro São João em Palmela, no âmbito da Semana(s) da Dança 2018.
O Capítulo III: Episódios de transformação será apresentado no próximo dia 24 de março, às 16h, na Estufa Fria de Lisboa, no âmbito da iniciativa “A Primavera Chegou”.
ALENTO, a obra, terá a sua estreia absoluta em maio de 2019, em Castelo Branco.

/
Ficha artística e técnica:
Conceção artística, coreografia e interpretação: Pedro Ramos
Interpretação: Pedro Ramos e Sandra Rosado
Composição musical: Paulo Maria Rodrigues e Pedro Ramos
Assistência coreográfica: Teresa Simas
Composição de espaço cénico: Pedro Ramos
Produção e gestão: Filipe Metelo e Patrícia Soares / Produção d’Fusão
Comunicação e assessoria de imprensa: Rita Piteira
Design: Nádia Carmo
Fotografia: David Cachopo
Produção: Ordem do O
Apoios: Trilhos Verdes, Junta de Freguesia Avenidas Novas, Câmara Municipal de Lisboa
Coprodução: Cine-Teatro Avenida 
Apoio a residências artísticas: Trilhos Verdes, Junta de Freguesia de Avenidas Novas, Câmara Municipal de Lisboa, CIM - Centro Interpretativo de Monsanto, ESMAVC, Dançarte / Passos e Compassos – CM de Palmela, Câmara Municipal de Castelo Branco, Castelo de Artes e Câmara Municipal de Lisboa – Estufa Fria de Lisboa.

/
Locais, datas e horários: 
24 de março de 2019, às 16h00
Estufa Fria de Lisboa

/
Bilheteira:
Bilheteira online
Preço dos bilhetes: 3,10 (descontos aplicáveis)

/
Contactos:
T. (+351) 916 473 858
E. ordemdoo@gmail.com

/
Imagens:
© David Cachopo