Eborae Musica promove "Orizuro" - espetáculo para bebés e ação de formação para pais e educadores, nos dias 4 e 5 de maio , no Convento dos Remédios, em Évora

música
Formação | Música

© Companhia de Música Teatral

A Associação “Eborae Musica” promove Espetáculos para Bebés (0 aos 36 meses) nos dias 4 de maio às 10h00, 11h30 e 16h00 e no dia 5 de maio às 11h00 e 16h00 e no dia 4 de Maio das 17h30 às 19h30 uma sessão de Formação para Pais Educadores e Outros, no Convento dos Remédios, em Évora.

A peça chama-se “Orizuro” e as sessões serão dirigidas especificamente a bebés. 15 bebés acompanhados (45 pessoas) por sessão. Tem uma duração aproximada de 45 min.

"Orizuro” é uma viagem ao mundo dos pássaros. De todos os pássaros, os reais e os imaginários, os das histórias, da poesia, da música, os que nos convidam a voar, os que cantam connosco. Três intérpretes levam bebés e crianças (e com elas os adultos) aos ninhos onde a música nasce com o movimento e traçam caminhos inesperados povoados de sons e imagens. 

O orizuru na cultura tradicional japonesa é um símbolo de felicidade e na segunda metade do século vinte, após a bomba de Hiroshima, tornou-se num ícone do desejo de paz. A ideia de "afinação" tem estado presente em grande parte dos trabalhos da CMT, que tem usado a expressão "tuning people, birds and flowers" para se referir à procura, através da experiência artística, da afinação das pessoas com o que as rodeia. São esses os "pássaros" que “Orizuro” procurará revelar. Ou construir. Vivemos num tempo que precisa da nossa atenção urgente para a necessidade de preservarmos o mundo em que vivemos. Há muitas formas de o fazer. Ensinar a olhar e escutar de forma poética é certamente uma das que faz falta e deve ser promovida desde que nascemos.
A Conceção e Produção é da Companhia de Música Teatral, a Música e Direção Artística é de Paulo Maria Rodrigues. A gestão de recursos educativos é de Helena Rodrigues e os Intérpretes são: Inês Silva, Rita Roberto, António Dente.

Formação Orizuro - Orizuro faz parte da constelação artístico educativa Mil Pássaros. Será oferecida uma experiência formativa de natureza holística em que serão vivenciadas algumas das conceções artísticas presentes neste trabalho. Com base na vivência de situações de prática musical ao nível da voz e do movimento serão adquiridas ferramentas necessárias para uma boa interação com as crianças de creche/jardim de infância/escola a partir do universo dos pássaros. A Formadora é Mariana Vences e a Lotação e Destinatários: 7 a 25 participantes. Destinado a pais, educadores, auxiliares de educação e artistas interessados nos temas da arte para a infância e da educação ambiental.

A Companhia de Música Teatral (CMT) explora a Música como ponto de partida para a interação entre várias técnicas e linguagens de expressão artística dentro de uma estética que vai  da “música cénica” ao “teatro-musical”. A CMT tem desenvolvido um trabalho pioneiro de articulação entre a investigação académica, a produção artística, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação de ideias recentes sobre a importância da experiência musical em especial nas idades mais precoces. Este trabalho concretiza-se sob formas muito diversas: espetáculos, workshops, projetos educativos, edições, etc. e tem a preocupação de desenvolver de forma integrada aspetos artísticos e educativos. O trabalho da CMT desenvolvido para e com crianças tem tido especial relevância sendo internacionalmente reconhecido pela originalidade estética, pela solidez da fundamentação científica e também pela calorosa receção do público em geral.

Mariana Vences é licenciada em Flauta Transversal pela Escola Superior de Música de Lisboa; em 2013 iniciou o mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; é membro fundador do Encontro de Flauta Transversal da Escola Superior de Música de Lisboa. É bolseira de investigação FCT no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM-FCSH) onde se investigam as questões relacionadas com o ensino da Música em idades precoces. 
Para marcações/inscrições contactar com eboraemusica@mail.evora.net ou 266746750/965740270.
A Organização é da Associação Eborae Musica entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes,  e com o apoio de: Câmara Municipal de Évora,  Diário do Sul, A Defesa,  Rádio Diana, Antena 2  e Registo.   

 

/
Mais informações e inscrições:
www.eborae-musica.org

Imagem apresentação: