25 de maio, Estreia absoluta de "Alento" - Nova criação de Pedro Ramos pela Ordem do O | Castelo Branco

Dança
25 de maio, Estreia absoluta de "Alento" - Nova criação de Pedro Ramos pela Ordem do O | Castelo Branco

David Cachopo

Sinopse:
A partir do tema da respiração, enquanto alimento e movimento do “espírito” da vida, Alento, explora e investiga o segredo latente na substância da qual somos feitos. O corpo enquanto um “pedaço de natureza” a ser redescoberto pelo habitar da consciência no seu movimento. Que caminhos se abrem quando escutamos o percurso da vida, por territórios exteriores e interiores?
Continuando o desenvolvimento da linguagem coreográfica a partir das diferentes etapas alquímicas, e sob o seu enquadramento enquanto processo de transformação, o discurso do corpo, está agora em diálogo empático e inter-relacional com a Floresta, reconhecendo-a como porta de entrada para a dimensão do “Ser” e enquanto entidade/organismo vivo da qual fazemos parte.
Alento é uma substância volátil misteriosa que sustenta o corpo, anima o espírito, e estabelece o elo com esse grande corpo que é o mundo.
O projecto foi desenvolvido de forma a criar uma Obra constituída por várias partes, que serão apresentadas em teatros ou em lugares não convencionais, como florestas ou jardins.
Diferentes Capítulos foram apresentados em formato work-in-progress, a partir de temas, perguntas de pesquisa ou lugares singulares no contexto natural.
O Capítulo I IncorpOração: Estudo coreográfico sobre o reconhecimento de um lugar vivo foi apresentado em Abril no EarthFest’18 junto ao Centro Interpretativo do Parque Florestal de Monsanto em Lisboa.
A partir da experiência imersiva de estar na floresta, surgiu o Capítulo II Emersão: reaparecimento do ser que se eclipsara, apresentado em Novembro no Cine-Teatro São João em Palmela, no âmbito da Semana(s) da Dança 2018.
O Capítulo III: Episódios de transformação foi apresentado dia 24 de Março às 16h na Estufa Fria de Lisboa, no âmbito da iniciativa “A Primavera Chegou”.
O sopro que expande e aprofunda, excita e fecunda a consciência no seu suporte - o corpo. Esta Consciência impele-o a experimentar-se, a recriar-se e a redefinir-se sobre o que é. Molda a substância do entendimento, do sentir e intuir.
Vai, tal como as gotas de água escavam caminhos na rocha, abrindo brechas de percepção no tecido do real, criando e talhando constantemente formas renovadas de redefinir o apreender do si mesmo. O trabalho explora e investiga o segredo latente na substância da qual somos feitos. Que caminhos se abrem quando escutamos o percurso da vida? Quando navegamos no corpo (e pelo corpo), nos vincos, correntes, ondas e marés da sua substância, que padrões, texturas, formas e movimentos são revelados? O corpo é o cruzamento de linhas de força, de significado e sentido.

Alento é uma dança que se adivinha num itinerário possível por esses percursos, no sentido de uma auscultação sobre a verdade e significado da nossa condição, sobre a história da evolução da substância que nos constitui, que deu origem à vida e à consciência.

/
Ficha artística e técnica:
Concepção artística, coreografia e interpretação: Pedro Ramos
Interpretação: Pedro Ramos e Sandra Rosado
Assistência artística: Teresa Simas
Composição musical: Paulo Maria Rodrigues e Pedro Ramos
Desenho de luz: Zé Rui e Pedro Ramos
Assistência técnica: Tânia Neto
Composição de espaço cénico: Pedro Ramos
Construção dos objecto cénico: Silveira Cabral, Pedro Ramos
Produção e gestão: Filipe Metelo e Patrícia Soares/Produção d’Fusão
Comunicação, assessoria de imprensa: Rita Piteira
Design: Nádia Carmo
Acompanhamento e registo documental: David Cachopo (fotografia) e Luís Margalhau (vídeo)
Produção: Ordem do O
Co-Produção: Cine-Teatro Avenida
Apoio: Trilhos Verdes, Junta de Freguesia Avenidas Novas, Passos e Compassos, Cine-Teatro Câmara Municipal de Palmela
Apoio a residências artísticas: Trilhos Verdes, Junta de Freguesia de Avenidas Novas, Câmara Municipal de Lisboa, CIM - Centro Interpretativo de Monsanto, ESMAVC, Estúdios Victor Cordon - CNB, DançArte / Passos e Compassos – Câmara Municipal de Palmela, Câmara Municipal de Castelo Branco, Cine-Teatro Louletano, CAB - Centro Coreográfico de Lisboa.
Consultores/Colaboradores: Álvaro Fonseca, Carlos Ramos, Carlos Andrade, Cláudia Galhós
O projecto Alento é co-financiado pela Direcção-Geral das Artes / Ministério da Cultura - Governo de Portugal

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Aldeia do Pomar, Castelo Branco
25 de maio | 20h30

/
Informação sobre bilheteira:
Entrada Livre

/
Contactos da entidade promotora
Ordem do O  | ordemdoo@gmail.com |916473858