Até 9 de junho "MAPI" - Mostra de Artes para a Infância, pelo Urze Teatro | Vila Real

Cruzamento disciplinar
Até 9 de junho "MAPI" - Mostra de Artes para a Infância, pelo Urze Teatro | Vila Real

"Into the wild" - Circo contemporâneo e Artes de rua | Artista: Pina Polar (Polónia)
(espectáculo inserido na Feira dos Pequeninos)

Sinopse:
A MAPI (Mostra de Artes para a Infância) é uma festa de celebração das artes direccionada em especial aos mais-novos, promovida pela Urze Teatro (companhia profissional de teatro com sede em Vila Real), em co-produção com o Teatro Municipal de Vila Real, e conta com os apoios da Câmara Municipal de Vila Real e da Direcção Geral das Artes do Ministério da Cultura, e ainda as parcerias da Biblioteca Municipal de Vila Real, do Museu da Vila Velha de Vila Real e do Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real.
Com âncora no dia 1 de Junho (dia mundial da criança), a MAPI tem como objectivo nuclear proporcionar aos mais novos e às famílias o contacto com diferentes áreas artísticas, procurando ser uma manifestação de referência no panorama artístico e cultural local, regional e nacional. Com uma linha programática diferenciada e abrangente, assente na valorização do espaço público, na promoção dos hábitos culturais, no surgimento de novos públicos, contribuindo para a correcção das assimetrias no acesso às artes existente no País.
2019 é o ano da 4ª edição da MAPI. Durante 10 dias consecutivos (de 31 de maio a 9 de junho), estão programadas 25 actividades, distribuídas por 4 equipamentos culturais da cidade de Vila Real (Teatro Municipal, Biblioteca Municipal, Museu da Vila Velha e Museu de Arqueologia e Numismática); 6 espectáculos ao ar-livre (no emblemático Largo da Capela Nova); uma instalação escultórica (uma marioneta em movimento) também no Largo da Capela Nova; e este ano a MAPI estende-se a 5 aldeias do concelho (Andrães, Campeã, Mondrões, Torneiros e Vila Seca) com o espectáculo “A menina do Mar” da companhia Lua Cheia, de Lisboa, que conjuntamente com o espectáculo “Para ti, Sophia” da companhia Trigo Limpo Teatro ACERT, de Tondela, e ainda a performance “Poemas de Sophia” (que junta poesia, música, dança e pintura ao vivo) celebram simbolicamente o nascimento da escritora Sophia de Mello Breyner Andersen.

O programa inclui grupos e artistas que vêm da Argentina, Brasil, Espanha (Andaluzia e Galiza), França, Polónia, República Checa, e Portugal (Tondela, Espinho, Gondomar, Vila Real, Montemor-o-Novo, Marvão, Lisboa, Sintra, Vila Nova de Famalicão e Oliveira do Bairro), com propostas de teatro, artes circenses, marionetas, música, jogos tradicionais, teatro de sombras chinesas e contos encenados.
O programa é ainda valorizado com o “Curtinhos — ciclo de filmes para a infância”, que inclui a exibição de 8 curtas-metragens de realizadores da Hungria, França, Portugal, Suécia, Reino Unido e Suíça.
A “Feira dos pequeninos” marca de forma muito especial esta edição da MAPI. Dois dias (sábado dia 1 e domingo dia 2, das 10h00 às 18h00), que reune vários feirantes locais no Largo da Capela Nova, que irão expor produtos variados, desde livros, produtos naturais, artesanato e artes plásticas, num ambiente festivo decorado com muita cor, apelando à ideia de uso da praça pública e do convívio familiar.
Dez dias intensos, com uma programação diversificada que celebra as artes, as crianças e a família, numa festa que se quer sempre divertida e cheia de sorrisos!

/
Ficha artística:
Direcção Artística: Fábio Timor e Glória de Sousa

/
Ficha técnica:
Coordenação de Produção: Madalena Marques
Produção Executiva e Relações Públicas: Madalena Marques, Glória de Sousa e Isabel Feliciano
Coordenação Técnica: Ricardo Tojal e Fábio Timor
Equipa técnica e de montagem: Ricardo Tojal, Fábio Timor, Isabel Feliciano, Pedro Macedo, Angel Fragua e César Cardoso
Design e Coordenação de Comunicação: Paulo Araújo
Apoio e financiamento principal: Município de Vila Real e Direcção Geral das Artes (DGArtes)
Co-produção: Teatro Municipal de Vila Real
Parceiros: Biblioteca Municipal de Vila Real, Museu da Vila Velha de Vila Real e Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real
Outros apoios: NBC – Consultores; CARP – Rent-a-car; Restaurante Convívio; Gráfica Minerva Transmontana; Hotel Miraneve; Casinha de Lamares; Teatro Amador Mondinense.

/
Informação sobre blheteira:
Todas as actividades são de ENTRADA LIVRE, sujeitas a marcação prévia.
Público-alvo: Crianças e famílias

/
Contactos da entidade promotora:
Urze Teatro
Largo “O Vilarealense”, 20-A, 5000-648 Vila Real, Portugal
Contacto geral: 259 048 877 | urzeteatro@outlook.com
www.urzeteatro.com | www.facebook.com/urze.teatrohttps://www.instagram.com/urzeteatro/
Página oficial da MAPI: http://www.mapi-mostra.pt​