8 de junho Simpósio e lançamento de guia verde pelo Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto | Biblioteca Almeida Garrett

Fotografia
8 de junho Simpósio e lançamento de guia verde pelo Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto | Biblioteca Almeida Garrett

Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto

No dia 8 de Junho, às 15h, a propósito do lançamento do primeiro guia-verde na Europa "CREATIVE RESPONSES TO SUSTAINABILITY – PORTUGAL GREEN GUIDE 2019", no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, artistas, curadores e investigadores vão refletir e debater questões relacionadas com as temáticas da Bienal. O evento é aberto ao público sem necessidade de inscrição prévia.

A proposta curatorial da Ci.CLO Bienal’19, Adaptação e Transição, considera o papel da prática artística como meio de reflexão e sensibilização para o desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade.

Durante o simpósio será apresentado a publicação Creative Responses to Sustainability – Portugal Green Guide 2019, uma edição da ASEF Fundação Ásia-Europa desenvolvida em parceria com a Plataforma de Fotografia Ci.CLO. Este guia, publicado pela primeira vez na Europa, faz o mapeamento de algumas das estruturas portuguesas que realizam atividades artísticas comprometidas com questões sociais e ambientais. O Guia Verde apresenta uma visão global do impacto deste trabalho que visa estimular a colaboração e a discussão entre um público amplo, incluindo setores culturais, governamentais, ambientais e comunitários.

O simpósio contará com a presença de Virgílio Ferreira, diretor artístico da Ci.CLO Bienal e coordenador da publicação; Valentina Riccardi, representante da Fundação Ásia Europa e coordenadora do Green Guide; o orador convidado Tim Clark, editor e curador da revista de fotografia londrina 1000 Words Magazine, e os investigadores do projeto guia verde: Gil Penha-Lopes, ativista e investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Nancy Duxbury, investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Ana Carvalho, coordenadora do mapeamento do guia; Jayne Dyer, artista e investigadora.

/
Ficha artística:
Oradores: Virgílio Ferreira, Valentina Riccardi, Tim Clark, Gil Penha-Lopes, Nancy Duxbury, Ana Carvalho, Jayne Dyer

/
Local, data e horário de apresentação:
Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, nos Jardins do Palácio de Cristal - Porto
8 de junho | 15h

/
Informação sobre Bilheteira:
Entrada gratuita

/
Contactos da Entidade promotora:
Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto
Rua Conde Vizela, 12 - 4050-639 Porto
223 233 873 | geral@ciclo-bienal.org | ciclo-bienal.org

/
Mais informações:
https://www.instagram.com/ci.clobienal/
https://www.facebook.com/ciclobienal/