Até 15 de julho Exposição "Origens" no Armazém Regimental de Lagos, pelo LAC – Laboratório de Actividades Criativas

Artes visuais
Até 15 de julho Exposição "Origens" no Armazém Regimental de Lagos, pelo LAC – Laboratório de Actividades Criativas

Alexandre Keto

Sinopse:
O interesse pelo mundo artístico manifestou-se logo cedo, quando começou a fazer os seus primeiros traços e a pintar. Tempos depois conheceu o graffiti e tudo o que o rodeia, como a cultura hip hop, a linguagem urbana, as reivindicações e a busca por soluções de questões de âmbito social. O contacto com a cultura africana e o universo afro-brasileiro chegaram através do samba, que inclusive a sua mãe canta e levava-o desde pequeno para as rodas de samba. Nesta exposição o artista mostra a viagem por países africanos e resultados dos seus estudos valorizando esta ligação que faz parte de um das Origens do artista. Organizado pelo LAC – Laboratório de Actividades Criativas, Associação Cultural, esta exposição vai estar patente no Armazém Regimental de Lagos até dia 15 de julho de 2019.

Bio
“Sempre procurei ter uma integração em relação ao que eu gosto de fazer e a realidade, não tendo como única referencia aquilo que chega até mim. Respeitando esse particularidade, comecei a desenhar e pintar, por ser uma paixão de infância e adoptei o Graffiti, uma linguagem urbana que junto com o Hip Hop reivindica e busca soluções para problemas sociais, o que reflecte esta minha realidade.
Morador em S. Paulo, onde comecei por fazer Graffiti, até então no modo tradicional, não passou muito tempo para sentir a necessidade de fazer desenhos que estivessem ligados mais com a minha realidade, como o samba e cultos de matriz africana.
Aproximei-me assim da cultura brasileira e de um dos seus povos de base, o Africano, onde pude valorizar ainda mais a importância da cultura Africana no caso do Brasil.
Ao ver o impacto do meu trabalho, pude perceber que o que era a minha paixão adaptada à minha realidade, também poderia despertar sentimentos, e mais do que adaptar, transformar e intervir na realidade das pessoas que tomavam contacto com este meu trabalho.
Esta realidade foi transformadora, pois despertou – me uma ambição que ultrapassa o facto de ter exposições e trabalho com uma estética apreciada por críticos de arte, e o desejo de transformar através essas intervenções em realidades que cruzam com a minha, compondo uma sociedade.
Acredito no papel da arte como uma ferramenta de transformação, que possibilita esta intervenção directa ao ser humano, que abra horizontes e transcenda, em muitos aspectos vitais, de uma forma real e acessível a todos.
Por isso hoje desenvolvo a minha arte em prol do trabalho social, sendo mais uma ferramenta de construcção de conhecimento”
www.alexandreketo.com | @alexandreketo

/
Ficha artística:
Artista: Alexandre Keto

/
Ficha técnica:
Direcção Artística: Xana
Direcção Técnica: Jorge Pereira
Produção: Nuno Pereira
Assistente Produção/Difusão: Daniel Bastos
Designer: Jorge Pereira

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Armazém Regimental de Lagos
Patente até 15 de julho (segunda-feira a sábado das 10h30 ás 19h00)
Entrada Livre, adequado a todas as idades

/
Contactos da entidade promotora:
LAC – Laboratório de Actividades Criativas, Associação Cultural
Largo Convento Sra. da Glória | 8600-660 Lagos
282 084 959 \ 967 451 383
lac.associacaocultural@gmail.com www.lac.org.pt
 

/
Mais informações:
https://www.facebook.com/events/422855334960248/
http://www.lac.org.pt/projectos/detalhe/exposicao-origens--de-alexandre-keto_16258