5 julho a 31 agosto 2019, Lisboa / "O Deus das Moscas", pelo teatromosca

Teatro
5 julho a 31 agosto 2019, Lisboa / "O Deus das Moscas", pelo teatromosca

@ Alipio Padilha 

O Teatromosca apresenta "O Deus das Moscas", de William Golding, de 5 de julho a 31 de agosto (todas as sextas e sábados), às 21h30, na Quinta da Ribafria, em Sintra. O espetáculo conta com adaptação dramática de Nigel Williams e encenação de Pedro Alves.

/
Sinopse:
(Pelo Teatromosca)

Há um avião que se despenha numa ilha paradisíaca. Há um grupo de rapazes de colégios britânicos que sobrevive a esse acidente, quando fugia de uma (qualquer) guerra. Longe da supervisão dos adultos, começam por festejar, brincar, nadar nas águas cristalinas do ilhéu. O cenário do romance de William Golding fica esboçado logo no parágrafo inaugural do texto. É nesse ambiente exótico, luxuriante e tropical, conscientemente selvagem e sufocante, que o grupo procurará criar bases para a edificação de uma nova sociedade. Ralph será eleito o chefe, numa votação que o opõe a Jack, o líder do coro que se transformará num bando de caçadores, guerreiros, mais tarde, um exército. Começam por concordar em fazer uma fogueira no topo da montanha, com o objetivo de chamar a atenção de algum navio que possa passar perto da ilha. Mas, à medida que os dias vão passando, sem sinais do mundo exterior, sem salvamento à vista, percebe-se que Ralph e Jack têm prioridades diferentes. O primeiro preocupa-se em erguer abrigos e manter a fogueira acesa, com o auxílio dos óculos de Piggy, enquanto Jack insiste em percorrer a ilha à caça de porcos.

No espaço idílico de uma ilha deserta - que, à partida, estaria apto à construção de uma clássica utopia –, à medida que o frágil sentido de ordem começa a ruir, os jovens tornar-se-ão tribais e, depois de o corpo de um piloto cair de paraquedas na ilha, as suas inquietações ganharão contornos sinistros e bárbaros. O mundo paradisíaco das brincadeiras, dos livros de aventuras, acabará por dar lugar a um cenário assustador, a puerilidade dissolver-se-á na água do mar e os medos irão correr à solta, embrenhando-se na densa floresta tropical.

Publicado em 1954, 'O Deus das Moscas' é um dos romances essenciais da literatura mundial e pode ser visto como uma alegoria, uma parábola, um tratado político ou até mesmo uma visão apocalíptica da fragilidade humana. Ao narrar a história deste grupo de rapazes (na versão original do texto) perdidos numa ilha deserta que, aos poucos, vai mergulhando em episódios cada vez mais violentos, o escritor britânico constrói uma história entusiasmante, ao mesmo tempo que desenha uma complexa reflexão sobre a natureza do mal e a ténue linha que poderá distinguir a civilização da barbárie.

/
Ficha artística e técnica:
Autor: William Golding
Adaptação dramática: Nigel Williams
Adaptação teatral e encenação: Pedro Alves
Intérpretes: Cirila Bossuet, Margarida Coelho, Rita Rocha Silva, Carolina Figueiredo, Mafalda Mósca, Flávia Lopes, Mariana Fonseca, Madalena Monteiro e Margarida Cabrera (estagiárias), e um grupo de 7 jovens sintrenses
Banda sonora original: Noiserv
Cenografia: Pedro Silva
Serralharia e apoio à cenografia: Joaquim Guerreiro
FigurinosIsadhora Müller
Apoio aos figurinosBebel Coelho Costureira | Joana Rocha
Fotografia: Catarina Lobo
Vídeo: Ricardo Reis
Assistência de vídeoMadalena Carvalho (estagiária)
IlustraçãoAlex Gozblau
Direção técnica e desenho de luzCarlos Arroja
Técnico de luzGonçalo Morais
Técnico de somReinaldo Gonçalves
Direção de produçãoInês Oliveira
Assistência de encenação: Filipe Araújo
Apoio logístico: David Mendes, António Bartolomeu e Miguel Moisés
Animadora sociocultural: Maria Toscano
Agradecimentos: Engenheiro Fernando Silva (Empresa MELVAR), Fernando Cunha (Valdevinos Teatro de Marionetas), Mila Bernardes (Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria), João Horta (empresa J.J.H. Clima)
Produção: teatromosca
Promotor: Fundação Cultursintra FP

Duração: 120 minutos (aproximadamente)

/
Locais, datas e horários:
5 de julho a 31 de agosto de 2019, às 21h30 (sextas e sábados)
Quinta da Ribafria
Estrada da Varzea, Sintra 2710-403
E. producao@cultursintra.pt 

/
Bilheteira:
Preço dos bilhetes: 12 Euros (descontos aplicáveis)
Bilheteira online:https://ticketline.sapo.pt/evento/o-deus-das-moscas-42695

/
Público:
Classificação etária: M/14

/
Contactos:
Fundação Cultursintra
Quinta da Regaleira, 2710-567 Sintra
T. (+351) 219 106 650

/
Mais informações:
www.facebook.com/pg/teatromosca

 

 

 

 

 

_