24 a 27 julho 2019, Barcelos, Braga, Famalicão, Guimarães / Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous, pelo Teatro da Didascália

Teatro
24 a 27 julho 2019, Barcelos, Braga, Famalicão, Guimarães / Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous, pelo Teatro da Didascália

"À sexta edição, o Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous transforma um triângulo num quadrilátero. Não é ilusionismo nem um truque de malabarismo. É o resultado de um trabalho profundo que o Teatro da Didascália tem desenvolvido ao longo dos últimos anos com as cidades de Braga, Famalicão e Guimarães, a que se junta agora a cidade de Barcelos, colocando esta grande malha urbana da região minhota a pensar de forma conjunta no circo contemporâneo. É um Festival que se fixa numa região composta por cidades com percursos culturais tão distintos, que abraça essa diversidade e a coloca a falar a uma só voz quando falamos de circo. É um Festival que acontece num contexto regional tão rico artisticamente, através dos seus agentes, equipamentos, património e eventos culturais, que se pode afirmar como o segundo polo cultural do país logo a seguir à capital. É um Festival que pelo contexto privilegiado em que se inscreve, não pode ficar alheio à construção de um programa artístico que esteja à altura dos elevados padrões de excelência sedimentados numa região cada vez mais cosmopolita. A programação que este ano apresentamos traduz tudo isto e muito mais, numa agenda repleta de propostas que espelham bem a frescura do que de melhor se tem produzido nacional e internacionalmente ao nível do circo contemporâneo.

Ao longo de quatro dias de uma intensa programação a decorrer em simultâneo nas 4 cidades, haverá muito para ver, ouvir e experimentar nas mais de 40 atividades públicas – 28 apresentações dos 13 espetáculos programados, dos quais 3 estreias absolutas e 6 estreias nacionais, e uma série de atividades paralelas composta por 3 oficinas de formação para o público em geral, 1 laboratório de criação para circo contemporâneo dirigido a estudantes e profissionais das artes performativas, 1 showcase dirigido a programadores nacionais e internacionais e 1 debate sobre as redes de cooperação artística.

A edição deste ano destaca-se pela sua diversidade. Um programa rico em latitudes e por uma renovada abordagem trazida ao circo contemporâneo promovido por estas diferentes geografias. Recebemos pela primeira vez a companhia de acrobatas australianos Gravity & Other Myths, que abre o Festival com o espetáculo ​A Simple Space​, e o espetáculo ​Sigma da companhia inglesa Gandini, que nos traz uma peça de malabarismo interpretada por malabaristas de origem inglesa e indiana, numa mistura cultural que cruza as danças tradicionais indianas com o malabarismo e que confirma a ideia de que o Brexit não é senão um grande equívoco.

Depois de na edição passada atribuirmos a nossa primeira Bolsa de Criação a Elvis Mendes, aluno finalista do INAC, este ano o Festival acolhe em estreia absoluta o seu primeiro espetáculo, resultado da bolsa de criação – ​Fábrica da Mentira​.

Atentos à crescente presença de profissionais que se deslocam à região durante o Festival, convidamos o encenador de circo Roberto Magro para dirigir um ​Laboratório de Criação para Circo Contemporâneo,​ que durante três dias irá partilhar a sua experiência numa ação de formação dirigida a artistas e estudantes de artes performativas.

Este ano até o Galo de Barcelos vai aparecer. Junte-se também a nós nesta festa do circo à minhota".

(Bruno Martins, diretor artístico)

/
Ficha artística e técnica:
Direção Artística: Bruno Martins
Programação e direção geral: Bruno Martins e Cláudia Berkeley
Direção de produção: Marta Lima
Direção técnica: Valter Alves
Coordenação atividades paralelas: Vera Santos
Assistência de produção: Raquel Passos
Design gráfico: Rui Verde
Fotografia e vídeo: Os Fredericos
Assessoria de imprensa: Central de Informação
Organização: Teatro da Didascália
Coprodução: Município de Barcelos, Município de Braga, Município de Guimarães, Município de Vila Nova de Famalicão

/
Locais, datas e horários:
24 a 27 de julho de 2019
Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães

/
Contactos:
Travessa da Quinta, no 1
4770 Joane

/
Mais informações:
http://teatrodadidascalia.com/td/vaudevillerendez-vous/edicao-2019/
www.facebook.com/teatrodadidascalia/