NOTAS CURRICULARES

COMISSÃO DE APRECIAÇÃO
PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS REPRESENTAÇÃO OFICIAL PORTUGUESA
NA 17.ª EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA - LA BIENNALE DI VENEZIA 2020
 


INÊS LOBO

Estabeleceu-se em atelier próprio no ano de 2002, depois de colaboração no atelier do arquiteto João Luís Carrilho da Graça entre 1990 e 1996, e de ter formado atelier com o Arq. Pedro Domingos entre 1996 e 2001. Formada na FAUTL em 1989, leciona Projeto desde essa data, sendo atualmente Professora convidada no curso de arquitetura na Universidade Autónoma de Lisboa.
Desde a sua formação o atelier tem desenvolvido projetos em diferentes áreas de trabalho, da construção de equipamentos e habitação à requalificação de edifícios e espaços públicos.
O trabalho desenvolvido no atelier tem como base uma continuada reflexão conjunta de técnicos e autores das mais diversas áreas, que garantem em todas as fases de cada projeto, uma visão ampla, plural e concertada de todas as questões relacionadas com a construção daquele território.
Em 2009, Inês Lobo foi um dos arquitetos que apresentaram a exposição 5 Escolas em África, curada por Manuel Graça Dias, que constituiu a Representação Oficial Portuguesa na 8ª Bienal Internacional de Arquitetura em São Paulo, Brasil.
Em 2012, foi curadora da exposição Lisbon Ground que representou Portugal na 13ª Mostra Internacional de Arquitetura, La Biennale di Venezia., sendo, no mesmo ano, também a Delegada Portuguesa para a VIII BIENAL IBEROAMERICANA DE ARQUITETURA E URBANISMO. CÁDIS 2012 [estando la mar por medio].
 


NUNO BRANDÃO COSTA

Licenciado pela FAUP (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto) em 1994, onde leciona a Cadeira de Projeto 4 desde 2001 e onde se doutorou em 2013. Entre 1992 e 1993 faz um estágio curricular com Herzog & de Meuron em Basileia na Suíça, entre 1993 e 1997 colabora com José Fernando Gonçalves & Paulo Providência no Porto e em 1998 inicia a sua atividade na sequência do 1º prémio no Concurso para o projeto da Biblioteca da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho foi exposto na 8ª Exposição Internacional da Bienal de Veneza em 2004; na Bienal de arquitetura de São Paulo em 2005; “Portugal Now”, Cornell University, Nova Iorque em 2007; “Tradition is inovation” Tokyo em 2011, na Trienal de arquitetura de Milão em 2004 e 2014 e na 2a Bienal de arquitetura de Chicago em 2017. Autor dos projetos expositivos da Trienal de Arquitectura de Lisboa em 2007 e 2016. Nomeado para o prémio “Mies Van der Rohe”, 2008, BSI – Swiss Architectural Award, 2012 e o Prémio FAD, 2017 É-lhe atribuído o Prémio revelação e mérito “Jornal Expresso / SIC” em 2004, o Prémio Secil em 2008 e o Prémio Vale da Gândara em 2010/2011. Professor convidado na ETSA da Universidad de Navarra; Estudio Barozzi Universidade de Girona; EHL CAMPUS Lausanne. Critico convidado na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (EAUM), Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra (DARQ), École Polytechnique Fédérale de Lausanne (ENAC-EPFL), FAPyD-UNR de Rosário e Harvard Graduate School of Design (GSD), Cambridge, EUA. Coordenador e professor do Curso de Estudos Avançados em Projeto de Arquitectura (EAPA 2014/2015) na FAUP. Conferencista em Seminários e Faculdades de Arquitectura na Alemanha, Argentina, Bulgária, Colômbia, Croácia, França, Itália, Macedónia, Portugal, Republica da Irlanda, Espanha e Suíça.
 


PEDRO CAMPOS COSTA

Licenciou-se na FAUP Porto (1996). Desde novembro de 2007, é membro fundador da Campos Costa Arquitectos, em Lisboa. Realizou projetos de grande envergadura como a extensão do Oceanário de Lisboa, que lhe valeu o “Prémio Valmor” da cidade de Lisboa, a reabilitação e ampliação do Hotel Ozadi em Tavira, o IN CASTRO – Ideias e Negócios em Castro Verde, ou o Mercado Municipal e a zona Ribeirinha de Quarteira.
Vencedor de numerosos prémios, tem desenvolvido também a atividade do ensino, tendo sido professor convidado e palestrante em diversas universidades do mundo, incluindo a Universidade Autônoma de Lisboa (Departamento de Arquitetura - DA-UAL), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade de São José em Macau.
Foi editor da revista D'Ars, com sede em Milão até 2009 e membro do Conselho Editorial e da equipe editorial do JA 2012-2014.
Em 2014 foi curador da Representação Oficial Portuguesa na 14ª Exposição Internacional de Arquitectura - La Biennale di Venezia, apresentando o projeto “Homeland. Notícias de Portugal“.
 


SUSANA VENTURA

Arquiteta, Escritora, Curadora e Investigadora Pós-Doc. Encontra-se, atualmente, a desenvolver o projeto de Pós-Doutoramento intitulado “Para uma arquitectura intensiva: como compor sensações, em arquitetura”, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), sendo membro efetivo do centro de estudos da mesma (CEAU-FAUP). Integrou, a convite do curador, a representação Portuguesa na 14.ª Bienal de Arquitetura de Veneza, como arquiteta editora da secção “Unifamiliar” (Detached), de Homeland – News From Portugal. Em 2014, recebeu o Prémio Fernando Távora, com a proposta Expedição a uma arquitetura intensiva. Doutorada em Filosofia, na especialidade de Estética, com a tese O corpo sem órgãos da arquitetura, sob a orientação científica do Professor Doutor José Gil, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL, 2013). Foi, ainda, Comissária (juntamente com as Arquitetas Maria Rita Pais e Rita Dourado) da “Habitar Portugal 09_11”, Seleção Ordem dos Arquitetos.