3 de agosto estreia "Ensaio sobre a Cegueira", da coreografa Nélia Pinheiro, pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora

Dança
3 de agosto estreia "Ensaio sobre a Cegueira", da coreografa Nélia Pinheiro, pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora

Telmo Rocha

No dia 3 de agosto a CDCE-Companhia de Dança Contemporênea de Évora estreia a nova criação da coreografa Nélia Pinheiro, Ensaio sobre a Cegueira.

Sinopse:
Ensaio sobre a Cegueira inspirada na obra com o mesmo título de José Saramago, é o culminar de um percurso de experimentação coreográfica, em torno do comportamento do corpo humano perante situações de crise e violência.
Os conflitos interiores, o medo, o individualismo como forma natural de existir, as questões éticas e morais associadas ao comportamento em sociedade, elencam a natureza temática e comportamental dos bailarinos. Em cena, a natureza humana é exposta de forma crua, sem emoção, para suscitar ativação do espetador. Com um formato próximo da instalação artística, coreográfica, a criação apresenta uma linguagem experimental, tanto ao nível visual, como ao nível do posicionamento do corpo no movimento e na cena. Os elementos chave obra de Saramago surgem como indutores da linguagem dramatúrgica, que desenvolve uma metáfora acerca do comportamento humano individual e coletivo, um discurso contemporâneo sobre a condição humana. A obra foi desenvolvida em várias residências artísticas, que tiveram associado um programa de ações educativas e de sensibilização direcionadas a vários escalões etários. Esses momentos caraterizados por ensaios abertos, mostra informal e conversa com os artistas permitiram confrontar os conteúdos com o público em diferentes estados de criação, e ao mesmo promoveram a sensibilização e criação de públicos. Inserido na Programação do Festival Artes à Rua.
Após a estreia, a criação parte para um percurso de circulação nacional e internacional. O espetáculo resulta de uma Coprodução entre a CDCE e o Município de Évora.
A CDCE é uma estrutura financiada pela República Portuguesa - cultura | Direção Geral das Artes.

/
Ficha artística:
Direção | Coreografia: Nélia Pinheiro
Bailarinos: Nélia Pinheiro, Gonçalo Almeida Andrade, Miguel Ramalho
Música Original (ambiente sonoro) Gonçalo Almeida Andrade
Figurinos: José António Tenente
Desenho de Luz: Nuno Meira

/
Ficha Técnica:
Técnica: Pedro Bilou, Fernando Dias
Construção da cenografia: Joaquim Campaniço

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Évora | Mercado Municipal
3 de agosto 2019 | 20h
Praça 1º de Maio 28, 7000-671 Évora

/
Informação sobre bilheteira:
Entrada livre

/
Contactos da entidade promotora:
Companhia de Dança Contemporênea de Évora
Zona Industrial de Almeirim – Norte
Rua Aníbal Tavares, n.º 2 | 7005 - 872 Évora
00351 266 743 492 | office@cdce.pt | www.cdce.pt