27 agosto a 1 setembro 2019, Lisboa / Fuso – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa, pela Duplacena

Artes digitais
27 agosto a 1 setembro 2019, Lisboa / Fuso – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa, pela Duplacena

"Sustentabilidade é o mote do FUSO2019, entendido como o respeito ao meio ambiente, à diversidade cultural e social e a um crescimento económico justo e consequente. No mundo atual, as evidências científicas sobre o aquecimento global são desacreditadas por governos de países em que a extrema-direita ascende ao poder, posicionando-se contrariamente aos direitos de minorias e a acordos internacionais de livre circulação de ideias e de pessoas. O campo da arte tem-se questionado sobre o seu papel e sobre novas posturas pertinentes diante destes desafios. Quais as mudanças de atitude e de funcionamento seriam propícias por parte dos artistas, curadores, críticos, galeristas e colecionadores, nos seus aspetos individuais e institucionais? O FUSO olha para o futuro a partir do que pode ser feito no presente". (Duplacena)

"A Viagem Invertida (Espelho)", de Pedro Barateiro, é um dos destaques da edição deste ano do Fuso. Com inauguração no dia 27 de agosto, às 19h00, na Travessa da Ermida, em Lisboa, a instalação vídeo vai estar patente até 1 de setembro, das 14h00 às 18h00. 

/
"A Viagem Invertida (Espelho)", de Pedro Barateiro
15' aprox, 2019, instalação de dois canais de vídeo HD, cor, som

Esta obra de Pedro Barateiro reflete "sobre a relação de intimidade com os dispositivos móveis e a tecnologia", partindo de uma investigação sobre a extração de lítio em Portugal. 

"O uso deste metal alcalino é parte de muitas indústrias, com grande presença na produção de baterias para carros, smartphones e outros dispositivos. É também um elemento químico utilizado no tratamento de algumas perturbações psicológicas como a bipolaridade. ​A 'Viagem Invertida'​ é um comentário à condição contemporânea dos indivíduos e à sua falta de presença na sociedade".

/
Programa:
Consulte o programa completo do FUSO 2019

/
Contacto:
duplacena@duplacena.com

/
Mais informações:
https://fusovideoarte.com
www.facebook.com/FUSOanualvideoarte

 

 

 

 

 

_