9 a 14 setembro 2019, Braga / “Salvo Conduto” com Lídia Martinez, pela Arte Total

Teatro
9 a 14 setembro 2019, Braga / “Salvo Conduto” com Lídia Martinez, pela Arte Total

© Lídia Martinez

“Salvo Conduto” é uma residência artística e uma instalação site-specific, reunindo uma vertente artística e uma componente de formação. Com direção artística a cargo de Gabriela Barros, esta atividade organizada pela Arte Total conta com a participação da coreógrafa Lídia Martinez como artista convidada. 

Os participantes (coreógrafos, bailarinos e profissionais das artes performativas) irão desenvolver trabalhos de movimento, voz, texto, desenho e canto em torno de textos retirados do «Nascimento da Pinóquia», estando ainda previstas atividades que incluem a fabricação de figurinos simples e máscaras e a recuperação de objetos do quotidiano, como brinquedos. 

Os princípios de pesquisa e construção performativa aprendidos durante a componente de formação pretendem “evocar a memória e a corporeidade a partir de um estado que se pretende profundo de relação com o espaço e o tempo, adensando, nos profissionais participantes, um novo conjunto de ferramentas para as suas futuras criações”. 

A residência, que decorre entre 9 e 14 de setembro, termina com uma apresentação pública de entrada livre, no dia 14, no Museu Nogueira da Silva, em Braga.

/
Ficha artística e técnica:
Lídia Martinez – coreógrafa (artista convidada)
Gabriela Barros - direção artística
Carolina Vieira - equipa técnica, montagem e produção 
Inês Pereira – registo e edição

/
Sinopse:
“O quarto da Pinoquia”
(Pela Arte Total)
“O Quarto da Pinóquia !Vamos então seguir a visita da Pinóquia ao nosso mundo. Nasceu numa família de escritore.as usando gola plissada à Pierrot! Vivem felizes num quarto cheio de recados. Normalmente fazem piqueniques aos domingos. !Dançam de noite sonâmbulos... !A Pinóquia gosta de dançar ao sol, à luz do dia e assim foi.Pegou na cesta e foi à vida. Pois então. Isto aconteceu num país onde a língua da cobra se desenrolava como um grito vindo de longe. Depois de muito obrar e já velhinha...a dita menina, foi passar a cabeça pelo buraco de uma agulha e transformou-se numa pirilampo. A fada azul consumiu-se e os cabelos foram crescendo até mais. As avós e os avôs tricotaram-se meias quentes, camisolas de noite e de mãos dadas assobiavam como as baleias que davam à costa uma vez todos os cem anos”. 
Sinopse completa em www.artetotal.org/agenda

/
Locais, datas e horários:
Museu Nogueira da Silva
Av. Central n.º 61, 
4710-228 Braga
T. (+351) 253 601 275
Residência: 9 a 14 de setembro de 2019
Apresentação pública: 14 de setembro de 2019

/
Contactos:
Arte Total
Mercado Cultural do Carandá 
R. Dr. Costa Júnior 
4715-127 Braga
T. (+351) 253 611 880 / (+351) 917 906 465
artetotal.braga@gmail.com

/
Mais informações:
www.artetotal.org