26 de setembro "Valente Maio", nova criação d'Orfeu, no Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim

Música
26 de setembro "Valente Maio", nova criação d'Orfeu, no Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim

©Ana Filipa Flores

Sinopse:
"O duo entre o violino e a viola d’arco protagoniza um dos conjuntos mais cúmplices da história da música. A sua familiaridade física, que lhes concebe uma semelhança de texturas e técnicas musicais, foi explorada ao longo dos séculos por inúmeros compositores e intérpretes. Manuel Maio, violinista, e José Valente, violetista, conhecidos pela flexibilidade linguística e irreverência criativa, sendo ambos também compositores premiados, associam-se para formar “Valente Maio”. Um duo, um encontro entre o violino e a viola que viaja entre múltiplos estilos, suscitando uma entusiasmante mistura entre virtuosismo e sensibilidade, entre o 'clássico' e o 'jazz', entre o que se conhece destes dois instrumentos e aquilo que, por eles, há-de vir."
O Concerto está integrado no Festival Internacional de Teatro na Póvoa de Varzim, É – AQUI – IN – ÓCIO.

Biografias:
José Valente
Compositor e violetista. Doutorado em Arte Contemporânea com distinção e por unanimidade pela Universidade de Coimbra. Prémios: Menção Honrosa no Prémio de Composição Lopes-Graça 2009; vencedor do concurso de projetos artísticos Serralves em Festa 2010; Novo Talento Fnac 2014; único português detentor do título The Hannah S. and Samuel A. Cohn Memorial Foundation Endowed Fellowship, recebido após realizar residência artística na Djerassi Residency Artists Program, na Califórnia, EUA. Foi solista no Carnegie Hall, a convite de Paquito d’Rivera. Também trabalhou com Dave Douglas, Don Byron, Alberto Conde, Shakir Kahn, entre outros. Em concerto destaca: Dizzy’s Club at Lincoln Center, Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, Fundação Serralves, Festival Paredes de Coura, Festival Imaxinasons, Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Maria Matos, Union Square Park de Nova Iorque (concerto a solo). O seu disco “Os Pássaros estão estragados” (2015, 4 estrelas na revista Jazz.pt) foi considerado um dos discos do ano pelo crítico Rui Eduardo Paes. Participa frequentemente em projetos multidisciplinares com vários artistas da cena contemporânea portuguesa.

Manuel Maio
Licenciado em violino pela ESMAE, Porto. Estudou Jazz no Centre des Musiques Didier Lockwood, França. É Mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro. Fundador de “A Presença das Formigas”, com que venceu o Prémio Zeca Afonso no Festival Cantar Abril 2009. Em residência artística no Centro Musibéria em Serpa, gravou o disco “Pé de Vento” (2014), sucessor de “Ciclorama” (2011). Integrou os projetos Fil’Mus (ACERT) e Contracorrente (d’Orfeu AC) para os quais compôs música original. Com o último, ganhou o Prémio Adriano Correia de Oliveira no Festival Cantar Abril 2013 com um arranjo de sua autoria. Produziu o disco “14 Canções do Espetáculo A Viagem do Elefante” da ACERT, com música de Luis Pastor e poemas de José Saramago. Integrou o projeto transnacional FolkMus. Compôs a música original do espetáculo para bebés “Conchas” (uma co-produção internacional Portugal/Noruega) e do espetáculo "Tia Graça - toda a gente devia ter uma".

/
Ficha artística:
José Valente: viola d’arco
Manuel Maio: violino
Gonçalo Abade: direção técnica
Luís Fernande: apoio cénico

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim
R. José Malgueira 13, 4490-647 Póvoa de Varzim
26 setembro, 22h
Entrada livre

/
Contactos da entidade promotora:
d’Orfeu Associação Cultural
Rua Engº Júlio Portela nº 4, 3750-158 Águeda, Portugal
tel (+351).234603164 | fax (+351).234604842
dorfeu@dorfeu.pt
www.dorfeu.pt