26 e 27 de setembro "Quando Jesus voltou à Terra", de Armando Martins, pelo Teatro Experimental de Cascais | Cascais

Teatro
26 e 27 de setembro "Quando Jesus voltou à Terra", de Armando Martins, pelo Teatro Experimental de Cascais | Cascais

© Ricardo Rodrigues

Sinopse:
"Um dia Jesus resolveu descer do Céu e voltar à Terra para ver como estava o mundo ao fim de tantos anos... e cada vez que Jesus saía da igreja ficava muito desapontado..." Foi este o tema de uma redacção, dado por um professor italiano aos seus alunos, que inspirou Armando Martins Janeira para escrever a peça teatral QUANDO JESUS VOLTOU À TERRA, um mistério infantil.
A religião e a crença é muitas vezes discutida e colocada em dúvida pelos mais, ou menos, cépticos. Muito já se escreveu sobre as mensagens, as interpretações ... e há cada vez mais dúvidas. Se Jesus existe, onde estava quando aconteceram as maiores catástrofes, os maiores atentados e crimes contra a humanidade? Existem nas diferentes religiões múltiplas formas de crença, mas muitas crêem esperançosamente no regresso de Jesus à terra. Estará próximo esse regresso? Para quando?
Este texto e este espectáculo não irão dar respostas a estas nem outras questões, nem é o pretendido. Tenta-se apenas, através de uma ficção da parusia, discutir e pensar sobre o Homem. A Humanidade evoluí de dia para dia, e a essa velocidade vêem-se também as maiores atrocidades cometidas pelo Homem.
Através deste mistério infantil, e da imaginação de jovens adolescentes abordaremos questões globais, fazendo recordar e pensar.
O elenco do espectáculo é composto maioritariamente por jovens actores, uns formados e outros ainda em formação, da Escola Profissional de Teatro de Cascais, e também pelos actores residentes do Teatro Experimental de Cascais.
A encenação é de Rodrigo Aleixo, jovem encenador, também formado pela Escola Profissional de Teatro de Cascais, que tem vindo nos últimos anos a dar os primeiros passos na encenação e colabora de forma regular com o Teatro Experimental de Cascais, enquanto assistente de encenação de Carlos Avilez.
O espectáculo realizar-se-á no espaço exterior da Casa Sommer - Arquivo Municipal, nos dias 26 e 27 de Setembro às 21h30, entrada livre.
Este espectáculo será também uma forma de homenagear o autor da peça, Armando Martins Janeira, diplomata, escritor, sociólogo e professor, figura influente da cultura em Portugal. Embaixador de Portugal em Tóquio, entre 1964 e 1971, foi muito importante nas ligações diplomáticas entre Portugal e Japão, fundando o Instituto dos Estudos Orientais e a Associação de Amizade Portugal-Japão."

163ª produção do TEC - Teatro Experimental de Cascais  com encenação de Rodrigo Aleixo.

/
Ficha artística e técnica::
Encenação: Rodrigo Aleixo
Adereços | figurinos: Fernando Alvarez
Compositor de música original: João Gamory
Apoio vocal: FF
Direcção de montagem: Manuel Amorim
Contra-regra | montagem: Rui Casares
Desenho som e vídeo mapping: Hugo Neves Reis
Operação de luz: Jorge Saraiva
Fotografias: Ricardo Rodrigues
Produção | comunicação: Paula Fernandes
Produção executiva: Raul Ribeiro
Secretariado: Maria Marques
Contabilidade: Ana Landeiroto
Manutenção de guarda-roupa: Clarisse Ribeiro
Interpretação: Carolina Faria, Francisco Monteiro Lopes, Gonçalo Almeida, Gonçalo Braga, Hugo Narciso, João Klymenko, Leandro Paulín, Luiz Rizo, Marco Sá Pedroso, Maria Freire, Rafael Carvalho, Rodrigo Cachucho, Teresa Côrte-Real, Teresa Jerónimo

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Arquivo Municipal de Cascais - Casa Sommer
Av. Vasco da Gama, Cascais
26 e 27 de setembro 2019 | Qui. e Sex. às 21h30

/
Informação sobre bilheteira:
Entrada livre
M/12 anos
duração: 50 minutos sem intervalo
21 467 03 20 | acontecenotec@tecascais.com 

/
Contactos da entidade promotora:
TEC Teatro Experimental de Cascais
Teatro Municipal Mirita Casimiro
Av. Fausto de Figueiredo, Monte Estoril
www.tecascais.com