5 e 6 outubro 2019, Covilhã / Armar o Baile com Adufes 2019, pela PédeXumbo

Dança
5 e 6 outubro 2019, Covilhã / Armar o Baile com Adufes 2019, pela PédeXumbo

Armar o Baile com Adufes 2019 pretende criar um espaço para a divulgação e salvaguarda do património português tocado e dançado. Este encontro, organizado pela PédeXumbo, Associação para a Promoção de Música e Dança, resulta de uma residência artística e conta com a participação de tocadores e bailadores como orientadores de oficinas de dança.

/
Sinopse:
(Pela PédeXumbo)

Porque a dança pertence ao terreiro, porque hoje em dia novas vivências voltaram a dar espaço nas nossas vidas a esses repertórios quase esquecidos, o Armar o Baile  pretende criar condições para o encontro informal entre quem desde sempre conheceu tais danças e músicas e quem não pode estar mais desejoso por começar a dançar e a tocar estes repertórios.

Pretende-se criar um espaço para a divulgação e salvaguarda do património tocado e dançado português, num contexto de desenvolvimento integrado de regiões deprimidas mas com elevado potencial de vida própria.

Para um evento que terá a duração de 2 dias serão convidados tocadores e bailadores, portadores dos saberes de outrora, que orientarão oficinas de dança e liderarão o baile (a acontecer à noite), agindo como transmissores do nosso património cultural.

As oficinas de canto, adufe e dança serão dirigidas pelas adufeiras da Casa do Povo do Paul e os músicos Teresa Campos, Juan de la Fuente e Tiago Candal. Estes momentos de partilha e formação têm como objetivo a transmissão de repertório trabalhado ao longo da residência artística que irá acontecer nos dias que antecedem o evento aberto ao público.

O baile, resultado entre a residência artística com as adufeiras e os músicos, será o ponto alto da programação, como espaço privilegiado de apresentação do trabalho criado coletivamente.

/
Locais, datas e horários:
5 e 6 de outubro de 2019
Paul, Covilhã (vários locais)

/
Mais informações:
http://pedexumbo.com/armar-o-baile/