10 a 19 de outubro “A Bela Verdade”, de Carlo Goldoni, pelo Teatro das Beiras, Covilhã

Teatro
10 a 19 de outubro “A Bela Verdade”, de Carlo Goldoni, pelo Teatro das Beiras, Covilhã

@FernandoLandeira

Sinopse:
"Carlo Goldoni (1707-1793), referência fundamental do teatro europeu do século XVIII, influenciou profundamente o gosto e a prática teatral do seu tempo operando a “reforma” do teatro italiano, reforma que desencadeou os fundamentos de uma nova dramaturgia europeia. Portugal esteve na rota deste autor. Largas dezenas de comédias, farsas e “dramas per musica” da autoria de Goldoni, foram traduzidas e adaptadas ao “gosto português” e insistentemente programadas nos “Theatros Públicos da Corte” do Portugal de setecentos. O número de obras do autor depositadas na Biblioteca Nacional de Lisboa, confirma a importância do teatro goldoniano no nosso país.
A prática de um reportório atento à história do teatro, à sua escrita e realização cénica, tem proporcionado uma recorrente relação do Teatro das Beiras com a obra de Carlo Goldoni: a companhia produziu no ano 2000, “Uma das últimas tardes de carnaval”, em 2007,“Molière” (comédia biográfica que Goldoni escreve homenageando aquele de quem era grande admirador) e em 2012, “Farsas per Música” (La Cantarina e Matrimónio discorde).
Goldoni escreve, em 1762, ”A bela verdade”, uma das obras mais originais e a mais autobiográfica, onde o autor representa o personagem Lorano Glodoci, precisamente no papel de escritor de peças. No argumento, uma companhia ensaia o drama jocoso "As bodas". Atores e empresário solicitam a Glodoci, o autor, para que escreva um novo argumento capaz de interessar e motivar o público. O autor aceita por fim e não sem dificuldade, compor uma nova obra; “uma obra em gestação”. A partir de então, atores e empresário todos lhe apresentam exigências. O enfadado autor tem de enfrentar todo o tipo de dificuldades; o mau humor do empresário, os caprichos dos atores, disputas de papéis, contratempos… Apesar de tudo consegue impor os seus critérios e escreve uma “obra-verdade”, exatamente a que se está representando. O drama é, desta forma, um quadro de costumes sobre o mundo do teatro, dos artistas, do palco e simultaneamente, uma reflexão sobre o entendimento e a forma que Goldoni encontra para expor o seu conceito da “verdade” teatral.
Esta obra destaca o conceito que Goldoni se propõe encetar, sobressaindo o sentido autobiográfico e carácter metateatral. Goldoni apresenta os ingredientes para um teatro que substitua os arquétipos já desgastados dos personagens/máscara da comedia del’arte, para dar lugar a personagens de carácter realista e rosto humano, anunciadores de mudanças sociais que inevitavelmente se aproximavam com as alterações políticas do tempo."
104ª produção do Teatro das Beiras.

/
Ficha artística:
Texto: Carlo Goldoni
Tradução e encenação: Gil Salgueiro Nave
Cenografia e Figurinos: Luís Mouro
Música original: Helder Filipe Gonçalves
Desenho de luz: Fernando Sena
Interpretação: Fernando Landeira, Hâmbar de Sousa, Inês Barros, Roberto Jácome, Sílvia Morais, Susana Gouveia e Tiago Moreira

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Auditório do Teatro das Beiras
Estreia a 10 de outubro.2019 | 21h30
10 a 19 de outubro.2019 [exceto domingo e segunda-feira]

/
Informação sobre bilheteira:
Preço bilhetes: 6€. Desconto para sócios, estudantes, menores de 25 anos e maiores de 65 anos.
Reservas para o 275 336 163 ou 963 055 909.
Duração: 80 minutos | Classificação etária: maiores 12 anos

/
Contactos da entidade promotora:
Teatro das Beiras
Travessa da Trapa, Nº 2, 6200-216 Covilhã
Tel.: 275 336 163 / 963 055 909
geral@teatrodasbeiras.pt | www.teatrodasbeiras.pt