9 a 12 outubro 2019, Lisboa / "O Fim do Fim", uma coprodução Alma d'Arame & Companhia João Garcia Miguel

Teatro
9 a 12 outubro 2019, Lisboa / "O Fim do Fim", uma coprodução Alma d'Arame & Companhia João Garcia Miguel

A Alma d'Arame e a Companhia João Garcia Miguel apresentam "O Fim do Fim" até 12 de outubro, no Teatro Ibérico, Lisboa. A peça estreou a 4 de outubro no Cine Teatro Curvo Semedo, Montemor-o-Novo.

Com ideia inicial de Amândio Anastácio, da Alma D'Arame, e texto de João Garcia Miguel, a peça tem encenação e espaço cénico "assinado por ambos", sendo interpretada pelos atores Duarte Melo e Paulo Quedas. A música é de João Bastos e os figurinos são da autoria de Rute Osório de Castro.

/
Sinopse:

"Em o Fim do Fim, Amândio Anastácio e João Garcia Miguel cruzam capacidades. O tema é uma indefinível tensão entre dois mundos. O mundo que temos e essoutro que sonhamos. Em tempos inventámos as linguagens que nos ajudaram a construir esta utopia de mundo que mudou tudo à nossa volta. E que agora deixaram de servir essas linguagens. Porque impedem-nos de mudar. Porque nos aprisionam, limitam os sentidos e transformando-nos em informadores. A cada dia que passa matamos o espaço comum que hoje se confunde com redes. As nossas queridas redes são os instrumentos criados por nós os informadores que nos tornámos vítimas felizes de uma liberdade agrilhoada.

A ideia inicial era uma peça sobre o fim premeditado dos objetos a que chama obsolescência programada. Uma morte prevista para os objetos. Aos poucos tornamo-nos, também, em objetos obsolescentes. O fim de todas coisas é aceite com a alegria de que a seguir há sempre um objeto novo e um recomeço. A partir escrevemos um texto que dá voz à vida aprendendo a dizer adeus. As coisas estão a mudar. Há correntes subterrâneas que nos empurram. Dançamos valsas e aos poucos transformamo-nos em cães. Somos filhos e frutos de experiências algorítmicas de empresas inovadoras. Não há nada que se possa fazer. Estamos a perder palavras. Cada dia um pouco mais. Está tudo a modificar-se radicalmente. Ão! Ãoo! Temos de aprender a modificar-nos também. Sentimo-nos cada vez melhor nesta vida de cão. E tudo para que haja um 'Lugar para todos'. O Quixote diz: quem lê um livro abandona-se num barco no alto mar corre riscos de ficar doido varrido e feliz da vida".

/
Ficha artística e técnica:

Ideia inicial: Amândio Anastácio
Texto: João Garcia Miguel
Espaço cénico e encenação: Amândio Anastácio e João Garcia Miguel
Interpretação: Duarte Melo e Paulo Quedas
Música: João Bastos
Figurinos: Rute Osório de Castro
Equipa técnica: Luís Gomes e Roger Madureira
Direção de produção: Georgina Pires e Geovana Jardim
Produção executiva: Joana Crespo
Comunicação: Alma d’Arame
Assessoria de imprensa: Susana Otão
Redes sociais e site: João Simões
Designer: Vasco Costa e Carolina Braga
Fotografia: Inês Sambas
Vídeo: Pedro Grenha
Teaser: Roger Madureira
Difusão e circulação: Vicente Paredes
Coprodução: Alma d'Arame e Companhia João Garcia Miguel

/
Locais, datas e horários:
9 a 12 de outubro de 2019, às 21h30
Teatro Ibérico
Rua de Xabregas, n.º 54
1900-440 Lisboa

/
Bilheteira:
Confirmações no próprio dia, até às 13h00
T. (+351) 927 510 092 
www.ticketline.pt
E. bilheteira@teatroiberico.org

/
Público:
Classificação etária: M/12

/
Mais informações:
Teatro Ibérico
https://teatroiberico.org/?fbclid=IwAR3l_CKGSHEwOYil5r8N74bE6i-QFozvLQGeaaamt9kny6aveViusrlDrQg