2, 3 e 5 dezembro "Double" pelo Xperimus Ensemble | Coimbra, Aveiro e Viana do Castelo

Música
2, 3 e 5 dezembro "Double" pelo Xperimus Ensemble | Coimbra, Aveiro e Viana do Castelo

“Double” é um projeto do Xperimus Ensemble que integra obras para dois pianistas e dois percussionistas, abrangendo repertório de escrita musical “convencional”, e também obras que exploram linguagens experimentais, multimédia (vídeo e eletrónica), técnicas estendidas e improvisação livre. Pretende-se não apenas propiciar uma visão abrangente e contrastante da criação para esta formação, com enfoque particular na criação portuguesa, mas também explorar as simetrias subjacentes à própria formação (daí a designação “Double”) e o seu impacto criativo.
O programa inclui obras de Steve Reich (o Quarteto para 2 pianos e percussão, em estreia portuguesa), António Pinho Vargas, José Alberto Gomes e Igor C. Silva, representando a variedade estilística do repertório para esta formação. Os espetáculos incluirão a apresentação das obras pelo Xperimus Ensemble em formato de concerto, mas também um momento de participação de estudantes de escolas de música na performance da obra de José Alberto Gomes.
Para além do apoio da Direção-Geral das Artes, esta série de eventos conta também com o apoio da Universidade de Aveiro, INET-md, e do projeto “Xperimus - Experimentação em música na cultura portuguesa: História, contextos e práticas nos séculos XX e XXI”, co-financiado pela União Europeia através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, na sua componente FEDER, e por fundos nacionais através da FCT.

/
Ficha artística:
Direção artística: Xperimus Ensemble
Helena Marinho e Alfonso Benetti: pianos
Luís Bittencourt e João Dias: percussão

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Auditório do Conservatório de Música de Coimbra
2 dezembro 2019 |19h
Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
3 dezembro | 18h
Auditório da Fundação Átrio da Música, Academia de Música de Viana do Castelo
5 dezembro 2019 |17h15

/
Informação sobre bilheteira:
Entrada livre
M/6 

/
Contactos da entidade promotora:
Associação Portuguesa de Flautas
helena.marinho@ua.pt | jcorreia@ua.pt