2 fevereiro 2020, Idanha-a-Nova / "Cinco sopros para uma paisagem - uma paisagem sonora" de Filipe Faria, pela Arte das Musas

Música
2 fevereiro 2020, Idanha-a-Nova / "Cinco sopros para uma paisagem - uma paisagem sonora" de Filipe Faria, pela Arte das Musas

Fotografia: Filipe Faria, 2020

A Arte das Musas apresenta "Cinco sopros para uma paisagem - uma paisagem sonora" de Filipe Faria, dedicada a Benjamin Pereira, no dia 2 de fevereiro, por ocasião do 23.º Aniversário do Centro Cultural Raiano (com Isabel Silvestre, Vozes de Manhouce, Idalina Gameiro e Noa Noa (Tiago Matias, Baltazar Molina e Filipe Faria).

_
Sinopse:
"A voz humana é um instrumento fascinante. A sua natureza, de variáveis aparentemente infinitas, está de tal forma ligada ao ser humano que expõe, de forma crua, as suas certezas e vulnerabilidades, o carácter, a personalidade e a vida interior do seu emissor.
A voz falada ou cantada, determinada por uma interacção dinâmica entre o que é hereditário, ambiental ou adquirido, marca, inevitavelmente, a percepção da pessoa mas tem, igualmente, o potencial de marcar e representar uma comunidade, região ou cultura. A voz tem esse potencial e basta só uma voz.
Entendemos a voz através de mecanismos fisiológicos mas também de outros, psicológicos, inseparáveis de um determinado contexto. Essa é a sua razão... não apenas a de um instrumento sonoro mas a de portadora de sentidos infinitos, inevitavelmente presos à personalidade.
A própria qualidade, dimensão e dinâmica da voz tem uma relação única com o indivíduo... e, por consequência, com a comunidade. Os seus diferentes elementos são como vazos comunicantes - cada movimento ou mudança num dos seus ingredientes fundamentais determina e influencia todos os outros... com o mesmo potencial de contaminação social." (Filipe Faria)

sopro
substantivo masculino
Som; voz ténue, suspiro (...)

voz
(do latim vox, vocis)
substantivo feminino
Som produzido na laringe, pelo ar que sai dos pulmões e da boca.
Qualquer ruído. Voz modificada pelo canto. Faculdade de falar. Grito,
clamor, queixa. (...) Rumor, ruído. (...) Palavra, frase.

paisagem
(do francês paysage)
substantivo feminino
Extensão de território que se abrange com um lance de vista.
Desenho, quadro, género literário ou trecho que representa ou
em que se descreve um sítio campestre.

Espetáculo construído sobre "Cinco sopros para uma paisagem", uma instalação sonora de Filipe Faria (Idanha-a-Nova, Lousã. Águeda, São Pedro do Sul e Óbidos 2019/2020)

_
Ficha artística e técnica:
Paisagem sonora de: Filipe Faria
Uma produção: Arte das Musas
Duração: 28'28''
Vozes: José Relvas (Idanha-a-Nova), Josefina Piçarra (Idanha-a-Nova), Idalina Gameiro (Idanha-a-Nova), Francisco Silva (Águeda), Darya Efrat (Águeda), Christopher Gruber (Águeda), Ana Martins (S. Pedro do Sul), Emília da Silva (S. Pedro do Sul), Luísa Campos (S. Pedro do Sul), Laurinda Prior (S. Pedro do Sul), Dorinda Quental (S. Pedro do Sul), Cristina Pinto (S. Pedro do Sul), Bernardo Raposo (Lousã), Alice Santos (Lousã), Manuel Neto (Lousã), Turma 6ºF da Escola Básica n.º1 da Lousã (Lousã), José Almeida (Lousã)*, Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense (Lousã)*, Maximino Martins (Óbidos), Natália Santos (Óbidos), Matilde Silva (Óbidos), Ricardo Duque (Óbidos) * registo gentilmente cedido pelo Município da Lousã

Idanha-a-Nova Cidade Criativa da Música da UNESCO
Projeto 5 l Programação Cultural em Rede
www.projeto5.pt

_
Locais, datas e horários:
2 de fevereiro de 2020, às 16h00
Centro Cultural Raiano
Avenida Joaquim Morão Lopes Dias - Zona Nova de Expansão
6060-713 Idanha-a-Nova
T. (+351) 277 202 900
E. mail@artedasmusas.com

_
Bilheteira:
Entrada é livre, sujeita à lotação do auditório.

_
Contactos:
Arte das Musas
Centro Empresarial de Idanha-a-Nova
6060-182 Idanha-a-Nova
T. (+351) 210 995 674 / (+351) 917 936 202
E. mail@artedasmusas.com

_
Mais informações:
www.artedasmusas.com
www.idanha.pt/agenda/projeto-5/cinco-sopros-para-uma-paisagem/