20 a 23 fevereiro 2020, Porto / "O Dia do Juízo", uma produção Causas Comuns

Teatro
20 a 23 fevereiro 2020, Porto / "O Dia do Juízo", uma produção Causas Comuns

A Causas Comuns apresenta "O Dia do Juízo" de Ödön von Horváth, com encenação de Cristina Carvalhal, de 20 a 23 de fevereiro, no Teatro Carlos Alberto, Porto. O espetáculo estreou em 2019 (a 10 de outubro), no São Luiz Teatro Municipal, Lisboa.

_
Sinopse:
(Texto: Causas Comuns)
A encenadora Cristina Carvalhal visitou-nos em 2018 com a adaptação teatral de Elizabeth Costello, um romance de J.M. Coetzee. Dois anos depois, vamos reencontrá-la a braços com uma peça de Ödön von Horváth. Poderíamos começar por falar deste dramaturgo citando-lhe uma frase lapidar: “Em todas as minhas peças tentei afrontar impiedosamente a estupidez e a mentira.” Se acrescentarmos a esta brutalidade uma ternura pelas insuficiências humanas e um corrosivo sentido de humor, abeiramo-nos do tom dominante da obra de Horváth, cidadão do império Austro-Húngaro que se fixou em Berlim nos anos 1920, para a partir daí reinventar o teatro popular de língua alemã. Escrita em 1935-36, a intriga de O Dia do Juízo poderia facilmente confundir-se com um vulgar drama burguês, protagonizado por um imprevisto triângulo “amoroso”. Mas a peça vai adquirindo, à medida que progride, a densidade de uma parábola sobre a culpa e a inocência, problematizando a responsabilidade individual no dia-a-dia de uma comunidade. O recurso à linguagem vídeo é um dos elementos estruturantes do espetáculo. Assinado pelo realizador Pedro Filipe Marques, o vídeo será decisivo na concretização da dimensão fantasmática da culpa ou, dito de outro modo, na “materialização” da presença inusitada do “além”…

_
Ficha artística e técnica:
"O Dia do Juízo"
De: Ödön von Horváth
Encenação: Cristina Carvalhal
Versão e dramaturgia: Cristina Carvalhal, Pedro Filipe Marques
Assistência de encenação: Sara Carinhas
Participação em vídeo: Álvaro Correia, Gracinda Nave, Isac Graça, Sara Carinhas
Cenografia e figurinos: Ana Limpinho & Maria João Castelo
Vídeo: Pedro Filipe Marques
Desenho de luz: José Álvaro Correia
Música: Sérgio Delgado
Produção executiva: Sofia Bernardo
Interpretação: Carlos Malvarez, Cucha Carvalheiro, Eduardo Frazão, Ivo Alexandre, Júlia Valente, Manuela Couto, Paulo Pinto, Pedro Lacerda
Participação em vídeo: Gracinda Nave, Isac Graça, Sara Carinhas
Coprodução: Causas Comuns, São Luiz Teatro Municipal, TNSJ

Duração: 1h40 (aproximadamente)

_
Locais, datas e horários:
20 a 23 de fevereiro 2020
Teatro Carlos Alberto
Porto

_
Público:
Classificação etária: M/12

_
Bilheteira:
Informações sobre bilheteira

_
Mais informações:
www.tnsj.pt/pt/espetaculos