6 março lançamento do Livro “Arte de Furtar/ Furto na Arte”, pela Associação Número – Arte e Cultura, Lisboa

Artes visuais
6 março lançamento do Livro “Arte de Furtar/ Furto na Arte”, pela Associação Número – Arte e Cultura, Lisboa

Livro Arte de Furtar/ Furto na Arte (capa e miolo)

Sinopse:
"“Arte de Furtar/ Furto na Arte” reúne em página diversos ensaios e contributos artísticos de duas dezenas de autores de renome no panorama nacional, dedicados ao roubo, cópia e apropriação.
O pretexto para este projeto é a reedição do texto clássico do barroco português “Arte de Furtar”, crítica de costumes e da moralidade da sociedade portuguesa da época. A obra, dirigida ao rei D. João IV, causou polémica e desde 1652 foi publicada várias vezes, sob autoria anónima ou até atribuída a falsos autores, sendo o mais famoso o próprio Padre António Vieira. Hoje, essa autoria é dada ao também jesuíta Manuel da Costa. O livro agora publicado sob a chancela da Stolen Books, em parceria com a Número – Arte e Cultura, tem a acompanhar a reedição trabalhos de artistas plásticos portugueses concebidos acerca desta temática do apropriacionismo e plagiarismo na arte e que vão desde a influência mais direta ou material de outros artistas e obras até ao uso de imagens de arquivo e vernaculares, passando pelos históricos readymades. Da lista eclética dos 20 artistas participantes, fazem parte, entre outros, António Olaio, João Louro, José Luís Neto, Miguel Palma, Paulo Mendes, a dupla Sara & André ou a cineasta documentarista Susana de Sousa Dias. Depois de duas exposições realizadas em 2019, o livro define-se como um objeto autónomo, apresentando um conjunto de reflexões sobre a ideia de apropriação/ cópia, com ensaios da autoria de José Bragança de Miranda, Pedro Cabral Santo e de Luís Alegre, este último responsável pela edição juntamente com Nuno Aníbal Figueiredo. Juntam-se ainda imagens pensadas propositadamente para esse formato específico: a de um livro de artista a várias mãos, de tiragem limitada e numerada. O trajeto dos artistas está intimamente relacionado com esta problemática, daí que numa secção específica do livro surjam em complemento trabalhos anteriores, alguns deles marcantes na história do apropriacionismo artístico português."

“Arte de Furtar/ Furto na Arte” tem o apoio República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e do Município de Lisboa.

/
Ficha artística:
Artistas: Ana Pérez-Quiroga, António Olaio, Claudia Fischer, João Fonte Santa, João Louro, José de Almeida Pereira, José Luís Neto, José Maçãs de Carvalho, Ludgero Almeida, Luís Alegre, Martinho Costa, Miguel Palma, Miguel Soares, Paulo Mendes, Pedro Amaral, Pedro Cabral Santo, Pedro Pousada, Ricardo Passaporte, Sara & André e Susana de Sousa Dias.
Autores: Padre Manuel da Costa, José Bragança de Miranda, Pedro Cabral Santo & Nuno Esteves da Silva e Luís Alegre.

/
Ficha técnica:
Editores: Luís Alegre e Nuno Aníbal Figueiredo.
Organização: Número – Arte e Cultura; Stolen Books. Parceria: P28; Força Motriz.

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Lançamento do Livro
Com intervenções de José Bragança de Miranda, Pedro Cabral Santo e Sara & André
STOLEN BOOKS - Av. Estados Unidos da América 105, garagem
6 março / 18h30
A entrada é gratuita

/
Contactos da entidade promotora:
Associação Número – Arte e Cultura
Rua da Guiné 2, r/c dto. 1170-173 Lisboa
966816785/ 213430408
producao@interferencias.org/ | stolenbooks.publisher@gmail.com
https://ideiascompeso.pt/stolenbooks/