Abril e Maio "Em que pensas...?" Acesso Cultura inicia Ciclo de Conversas na plataforma zoom

Cruzamento disciplinar
Abril e Maio "Em que pensas...?" Acesso Cultura inicia Ciclo de Conversas na plataforma zoom

Acesso Cultura

Sinopse:
Em que pensam? O que é que vos faz reflectir, o que é que vos inspira neste momento tão atípico que estamos a viver? Como vêem a participação cultural, em qualquer das suas vertentes, a médio e longo prazo? Que impacto as actuais aprendizagens poderão ou deverão ter no futuro? Convidámos colegas de diferentes idades, que vivem e trabalham em diferentes pontos do país, com responsabilidades diversas, a partilharem a sua reflexão connosco. Será às quartas-feiras à noite, nos meses de Abril e Maio.
Convidamo-vos a assistir e a participar nestes encontros online. Ao mesmo tempo que estamos a tratar das emergências do momento, este tempo pode servir para imaginarmos também o futuro. Há mais colegas que gostaríamos de ouvir, muitos mais que as nove quartas-feiras de Abril e Maio. Se este formato funcionar bem, iremos prolongá-lo.

Programa Abril:

Dia 1: Luís Ferreira
Dia 8: Sara Barriga Brighenti
Dia 15: Martim Sousa Tavares
Dia 22: Terceira Pessoa [Ana Gil e Nuno Leão]
Dia 29: Margarida Freire Moleiro
Participação livre

1 de abril às 21h
Com Luís Ferreira
Luís Ferreira é Director do 23 Milhas, projecto que agrega os quatro espaços culturais do Município de Ílhavo e restantes eventos culturais. Fundador e diretor artístico do BONS SONS, festival comunitário de música portuguesa, entre 2006 e 2019. Foi comissário cultural na Comunidade Interurbana do Médio Tejo, com destaque para o projeto intermunicipal “Caminhos” (2017-2019). Assumiu a coordenação de produção e desenvolvimento da experimentadesign (2013-2015) e colaborou com esta entidade tanto na área de produção e desenvolvimento da Bienal EXD, como na programação regular do Palácio Quintela e do Convento da Trindade (2009-2013). Foi produtor cultural no Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas (CENTA – 2006-2008), tendo sido ainda responsável pela coordenação e produção do projecto “Experimenta o Campo 06/09”. Em 2018, foi membro do Grupo de Trabalho de Aperfeiçoamento do Modelo de Apoio às Artes. Desde 2019, é Membro do Conselho Consultivo Portugal Expo 2020 Dubai. É ainda cronista na Revista Gerador.

8 de abril às 21h
Com Sara Barriga Brighenti
Sara Barriga Brighenti licenciou-se em Artes Plásticas. Mestre em Artes Visuais. Fez investigação em Programação de Serviços Educativos e Experiência Museal. Actualmente, é subcomissária do Plano Nacional das Artes e membro do grupo de projecto para os “Museus no Futuro”. Liderou o Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, tendo sido responsável pela instalação deste museu e do núcleo de interpretação da Muralha de D. Dinis. Coordenou o serviço educativo da Casa das Histórias Paula Rego. Foi consultora de programação do Teatro Viriato. Foi assessora do Ministério da Educação para os programas de ensino artístico especializado. Concebeu e realizou projetos educativos para o CCB, Museu Gulbenkian, IMC, DGPC. Integrou o projeto de Educação Artística – FCG e Clube Unesco para a Educação Artística. Foi docente no ensino básico e secundário e no ensino superior. É formadora nas áreas da mediação e educação artística, em instituições culturais, participa regularmente em conferências e é autora de publicações neste âmbito.

15 de abril às 21h
Com Martim Sousa Tavares
Formado em ciências musicais e direcção de orquestra em Lisboa, Milão e Chicago. Trabalhou com orquestras de sete países, promovendo um repertório plural, da estreia mundial de obras contemporâneas ao resgate moderno de música antiga. Aos 28 anos, é uma voz ativa na divulgação da música clássica, regenerando e multiplicando abordagens e formas de contacto com esta forma de arte. Coordenador de projectos educativos do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, autor do programa semanal A Lira de Orfeu (Antena2) e tem sido ouvido enquanto comunicador em diversos contextos. No âmbito da criação e pensamento contemporâneos, concebeu a curadoria do ciclo A Boca do Lobo, com concertos mensais de música clássica no Lux-Frágil em Lisboa.

22 de abril às 21h
Com a Terceira Pessoa [Ana Gil e Nuno Leão]
A Terceira Pessoa é uma estrutura criada por Ana Gil e Nuno Leão que desenvolve projectos artísticos, com especial enfoque nas artes performativas e na área dos cruzamentos disciplinares. Abrangendo públicos de várias faixas etárias e de meios sócio-culturais diversos, constrói um projecto de aproximação da comunidade aos territórios culturais da sua zona, bem como de outros locais do país e de promoção de uma troca entre o património local e as linguagens contemporâneas. Nos seus projectos privilegia uma abordagem multidisciplinar, integrando profissionais provenientes de linguagens artísticas diversificadas. O seu trabalho gira em torno da arte enquanto ciência da experiência e da experimentação, assente num diálogo e troca constante entre públicos e artistas. Website

29 de abril às 21h
Com Margarida Freire Moleiro
Mulher convictamente de  esquerda, museóloga, mãe de um filho e de uma filha. É licenciada em História, com pós graduação em património cultural e mestrado em Estudos Editoriais. Possui diploma de estudos avançados em Estudos Culturais e é actualmente doutoranda em Museologia. Dirige desde 2014 o Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas.
Este ciclo de conversas continuará em Maio.

/
Mais informações:
Acesso Cultura
https://www.facebook.com/AcessoCultura/
https://acessocultura.org/em-que-pensas/