"Não se deixem enganar! Um conto panfletário de 2019!", nova História Magnética, estreia online a 1 de junho, Dia Mundial da Criança

Música
"Não se deixem enganar! Um conto panfletário de 2019!", nova História Magnética, estreia online a 1 de junho, Dia Mundial da Criança

Ilustração intitulada Trumssonaro, da autoria de João Pedro Gomes para a nova história concerto "Não se deixem enganar! Um conto panfletário de 2019"

Este espetáculo – uma coprodução do Teatro LU.CA, casaBranca/ Festival Verão Azul e Câmara Municipal de Castelo Branco, com apoio à divulgação das Produções Real Pelágio - tem emissão online a partir do LU.CA Teatro Luís de Camões, no Dia Mundial da Criança, 1 de junho, às 18h00, e está disponível até 5 de junho. Ao espetáculo segue-se (no dia 1) uma conversa ao vivo com Sérgio Pelágio e Isabel Gaivão, transmitida em streaming.

“Não se deixem enganar! Um conto panfletário de 2019! é o novo conto musicado da autoria de Sérgio Pelágio para as Histórias Magnéticas. 

A história fala-nos de uma criança que viveu a transição do fascismo para a democracia em Portugal e que por isso sabe muito bem que não há coisa pior do que viver sob um regime como o antigo. Essa criança tem hoje 53 anos e apercebe-se de que a história da sua família anti-fascista, parecida com tantas outras, não pode ser esquecida e deve ser contada aos seus filhos como um exemplo de coragem e crença inquestionável na Liberdade, valor primordial da vida mas, infelizmente, eternamente ameaçado.

Não se deixem enganar! - um conto panfletário de 2019 é pois uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor. Sem nunca esquecermos que, hoje como ontem, é preciso estar atento às marés!
Histórias Magnéticas é um projecto do músico Sérgio Pelágio dedicado à composição de bandas-sonoras para histórias infantis. Desde 2009, o projeto, que conta com interpretação ao vivo de Sérgio Pelágio (guitarra) e Isabel Gaivão (narração), tem vindo a reunir um conjunto de histórias-concerto a partir de contos de diversos autores portugueses e estrangeiros, com circulação intensa por bibliotecas, escolas e centros culturais, em Portugal e além fronteiras, de Cabo Verde a Macau”. 

_
Ficha artística e técnica:
Sérgio Pelágio – música original e história original  
Isabel Gaivão – narração 
_
História Original /Música Original/Guitarra eléctrica: Sérgio Pelágio 
Narração: Isabel Gaivão 
Gravação/Mistura Audio: Sérgio Milhano /Estúdio PontoZurka 
Vídeo: Gonçalo Lamas Brou / Gbrou Media Production 
Revisão de Texto: Susana Martins e Simone Andrade
Ilustração: João Pedro Gomes 
Design gráfico: Carlos Bártolo 
Direção de Produção: Sofia Afonso 
Comunicação Susana Martins 
Coprodução: Teatro LU.CA, casaBranca/ Festival Verão Azul, Câmara Municipal de Castelo Branco 
Apoios: Gestão dos Direitos dos Artistas, Câmara Municipal de Lisboa e SIB A Voz do Operário.

_
Locais, datas e horários:
1 a 5 de junho de 2020
LU.CA Teatro Luís de Camões 
Emissão online

_
Público:
Classificação etária: 6-10 anos 

_
Contacto:
Teatro da Voz (antigo Teatro da Graça)
Travessa de São Vicente (à Graça), 11, Lisboa
T. +351 913 788 687
@ashistoriasmagneticas

_
Mais informações:
http://historiasmagneticas.blogspot.com/

_
Vídeo promocional:
www.youtube.com/watch?v=DAKvC0yOTJc