"Moon Gate" no Cortiçada Art Fest | 2 agosto, Oleiros

Artes plásticas
"Moon Gate" no Cortiçada Art Fest | 2 agosto, Oleiros

Moon Gate

O Cortiçada Art Fest – Festival de Experiências Artísticas na Paisagem vai inaugurar a obra "Moon Gate", no dia 2 de agosto, em Torna, Ribeira de Oleiros.

Esta será a segunda obra de arte a ser instalada no âmbito do roteiro de obras de arte do Cortiçada Art Fest – Festival de Experiências Artísticas na Paisagem, uma iniciativa desenvolvida por Mag - Marta Aguiar e Mariana Costa, com Sofia Marques de Aguiar e pelos municípios de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã. "Farol dos Ventos" será a primeira obra de arte do roteiro, com inauguração marcada para o dia 1 de agosto, no lugar da Buraca da Moura, na Serra das Talhadas, Proença-a-Nova. 

Financiado pela Direção-Geral das Artes no âmbito do "Apoio em Parceria - Revitalização do Pinhal Interior - Programa de Desenvolvimento Cultural do Território", o Cortiçada Art Fest - Festival de Experiências Artísticas na Paisagem é "um manifesto sobre a paisagem do Pinhal Interior" e decorre até setembro de 2021. O festival consiste, numa primeira fase, na criação e implementação de 3 obras de arte em 3 lugares representativos do Pinhal Interior que permanecerão como referência da paisagem dos três municípios em que a aposta no crescente turismo de natureza é determinante para uma inversão do processo de desertificação. 

Paralelamente, o projeto aposta na divulgação da arte na paisagem junto aos públicos estudantis – secundário e sobretudo universitário – que procuram concretizar projetos de construção, promover portfolios artísticos – gráficos ou digitais – e, simultaneamente, anseiam por experiências genuínas e diversas da vida urbana e suburbana. 

Cortiçada Art Fest inclui ainda um Concurso (que será anunciado em breve) e a Exposição "Terras do Fogo", a qual, juntamente com o Polo da Universidade Júnior em Proença-a-Nova, pretende promover e chamar a atenção para a região do Pinhal Interior junto dos públicos do litoral e dos grandes centros urbanos.

_
Moon Gate

"A localização da obra Moon Gate destaca-se na paisagem de Oleiros pela continuidade das qualidades estéticas impressas ao longo dos tempos na modelação desta unidade de paisagem rural. Esta é uma paisagem em transformação, em que a produção rural vai dando lugar a novas vivências do espaço natural através de percursos pedestres e lugares recreativos e contemplativos. «A instalação, um círculo de resina com dois metros de diâmetro, de cor âmbar, foi estrategicamente enquadrada e colocada no local», explica Marta Aguiar, responsável pela organização da Cortiçada Art Fest. «Através da cor, das texturas e de diferentes graus de translucidez, procura evocar-se a entrada num jardim distante. O rigor deste elemento geométrico no cenário da ribeira reforça a sensação de intencionalidade e de estabilidade presentes nas "entradas" dos lugares de exceção», considera".

_
Mais informações:
www.corticadaartfest.pt