"Terra", pelo Trigo Limpo teatro ACERT, 1, 8 e 29 agosto, Tondela

Teatro
"Terra", pelo Trigo Limpo teatro ACERT, 1, 8 e 29 agosto, Tondela

Carlos Fernandes e Rui Coimbra

Entre 25 de julho e até 27 de setembro, o Trigo Limpo teatro ACERT participará no programa “Que bicho é que nos mordeu?”, criado em parceria com a freguesia de Tondela, no sentido de levar a todas as freguesias de Tondela momentos culturais, dentro dos limites impostos por esta pandemia. A ACERT, através do seu grupo de teatro Trigo Limpo, participará com três das suas criações artísticas, apresentando igualmente uma larga dezena de curtas intervenções de rua que envolvem dezenas de grupos e artistas que, em distintas áreas, irão proporcionar à população da cidade e das freguesias momentos surpreendentes. A peça "Terra" será uma dessas criações e vai estar em cena já neste sábado, dia 1 de agosto, no Parque Junta Freguesia Canas St.ª Maria.

Sinopse:
No princípio era a Terra e o Universo a rodar à sua volta. Muitos estudos e heresias depois, Galileu Galilei veio comprovar, no século XVII, que não éramos o centro de nada: a Terra anda à volta do sol, como tantos corpos celestes andam à volta de alguma coisa, num infinito impossível de apreender e onde a ideia de centro bem pode enfiar-se num buraco negro... No palco, três atores e muitas personagens, uma narrativa que ecoa as discussões televisivas de tantos horários nobres a partir de textos de vários autores, por exemplo Ricardo Araújo Pereira, entre outros. Terra faz desfilar em palco as muitas discussões sobre o planeta que habitamos, da descoberta de Galileu à alucinação dos terraplanistas, colocando a ciência e a conspiração igualmente equipadas de argumentos prontos a esgrimir. A evolução das espécies, a física dos buracos negros, os primeiros seres humanos ou os recursos finitos do planeta e o modo como os usamos e abusamos, tudo isso faz parte deste espetáculo. Rimos, porque o humor é um modo de pensar e um dos mais sérios e eficazes. Rimos e continuamos a reflectir sobre quem somos e o que vamos fazendo, sobre quem queremos ser e o que poderíamos fazer de modo diferente.

Após os incêndios de outubro de 2017, o Trigo Limpo teatro ACERT fez nascer um novo projeto de criação e circulação teatrais, Café com Teatro.
Construiu já dois espetáculos no âmbito desse projeto: Fogo! e Água, estreados no Bar ACERT, a 16 de março e a 25 de maio de 2018, respetivamente, partiram em digressão, fora de portas, pelas freguesias do concelho de Tondela que foram afetadas pela catástrofe, bem como por outras localidades que desejaram refletir, de maneira divertida e poética, sobre os efeitos das alterações provocadas pelo ser humano no meio ambiente.
Na construção do espetáculo Terra, a pandemia (COVID19) ocupou lugar de destaque. Fez-nos pensar ainda mais no planeta que habitamos!
E nestes espetáculos, rimo-nos de quê? Da nossa impotência perante a força dos elementos e da pequenez que sentimos quando somos confrontados com os erros que cometemos na relação uns com os outros e na nossa relação com o planeta Terra.

/
Ficha técnica e artística:
Texto: Vários autores
Dramaturgia: Pompeu José e Raquel Costa
Encenação: Pompeu José
Assistência de Encenação: Raquel Costa
Interpretação: António Rebelo, Ilda Teixeira e Pompeu José
Cenografia: Coletiva
Música: Gustavo Dinis
Desenho de luz: Paulo Neto
Sonoplastia: Luís Viegas
Figurinos: Raquel Costa
Desenho gráfico: Zétavares
Produção: Marta Costa
Apoio à produção: Rui Coimbra
Fotografia: Carlos Fernandes e Rui Coimbra

/
Locais, datas e horários:
1 agosto, 21h30 - Parque Junta Freguesia Canas St.ª Maria
8 agosto, 21h30 - Parque Associação Mosteiro de Fráguas
29 agosto, 21h30 - Associação Pedra do Cuco, Coelhoso 
Duração: 45 minutos
Classificação etária: M/12
Entrada gratuita, sujeita à lotação e normas do espaço de apresentação.

/
Contactos da entidade promotora:
ACERT, Associação Cultural e Recreativa de Tondela
Rua Dr. Ricardo Mota, 14
3460-613 Tondela
trigolimpo@acert.pt / https://acert.pt/