"Tristão e Isolda", pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora | 29 agosto, Castelo Branco

Dança
"Tristão e Isolda", pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora | 29 agosto, Castelo Branco

© José Estiveira

A CDCE volta aos palcos nacionais com a criação “Tristão e Isolda”, uma obra da coreógrafa Nélia Pinheiro. A próxima apresentação é já este sábado, 29 de agosto, às 22h00, no Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco. ​Esta apresentação decorre na Zona de Lazer do Cine-Teatro – Espaço ao ar livre e é promovida pela iniciativa "Cultura Vibra" da Câmara Municipal.

_
Sinopse:

"Tristão e Isolda" estreou em 2018, em Castelo Branco, resultado de uma encomenda do Cineteatro Avenida de Castelo Branco à coreógrafa Nélia Pinheiro. Embora acolha o título da ópera de Wagner, e se inspire nos momentos marcantes do libreto, a esta criação não é uma revisitação da ópera. A obra desenvolve uma linguagem própria, fora da narrativa convencional, tem como indutores as questões que interessam trabalhar na atualidade à coreografa - a irracionalidade, o desejo, a dependência do ser humano perante o amor, a mulher (uma descida à sua condição feminina e erótica). Desenvolve uma proposta de linguagem multidisciplinar que potencia um discurso contemporâneo sobre a condição humana.

A criação observa o corpo feminino como território de expressão, como catalisador de pulsões, reservatório de memórias das diversas partes que o constituem, no vislumbre de uma anatomia onde o gesto surge ligado às onomatopeias, à memória visual, tátil e emocional.

A obra tem excertos musicais de Wagner, articulados com a música original criada pelo compositor César Viana. Os figurinos são da autoria de José António Tenente, a cenografia e adereços de cena são de autoria do cenógrafo Pedro Crisóstomo, o desenho de luz está a cargo do iluminador Nuno Meira.

_
Ficha artística e técnica: 
Direção e coreografia: Nélia Pinheiro 
Bailarinos: Gonçalo Almeida Andrade, Nélia Pinheiro
Música original: Cesar Viana
Música adicional: Richard Wagner Excertos da Ópera “Tristão e Isolda”
Interpretação da música original (gravação): João Roiz Ensemble
Figurinos: José António Tenente
Cenografia: Pedro Crisóstomo
Desenho de luz: Nuno Meira
Técnica: Pedro Bilou, Fernando Dias
Direção de produção: Rafael Leitão
Produção CDCE 2018

Uma encomenda do Cine-teatro Avenida de Castelo Branco
Coprodução: CDCE, Cine-teatro Avenida de Castelo Branco, Município de Castelo Branco

_
Locais, datas e horários:
29 de agosto de 2020, às 22h00
Cine-Teatro Avenida
Zona de Lazer
Castelo Branco
T. (+351) 272 349 560 
E. cineteatro.avenida@gmail.com

_
Bilheteira:
Entrada livre, com bilhete.
Horário: terça-feira a sábado, das 14h00 às 19h00 (no dia do espetáculo, das 15h00 às 19h00 e das 20h30 até meia hora depois de iniciado o espetáculo).

_
Público:
Classificação etária: M/6

_
Mais informações:
www.cdce.pt