"Rizoma", pela Ordem do O | 9 a 13 setembro, Lisboa

Cruzamento disciplinar
"Rizoma", pela Ordem do O | 9 a 13 setembro, Lisboa

"(...) uma fala oculta no espírito da matéria da qual somos feitos".

A Ordem do O apresenta a sua nova criação: "Rizoma", um projeto multidisciplinar que cruza as artes visuais, a dança e a música, de 9 a 13 de setembro, no auditório do CIM (Centro de Interpretação de Monsanto), Lisboa.

_
Sinopse:
(Pela Ordem do O)

"Rizoma" é um projeto de criação interdisciplinar que coloca em diálogo a Dança e as Artes Visuais, para num modelo epistemológico e arbóreo de organização do conhecimento, experimentando o conceito de Rizoma na criação de um objeto performático.

O coreógrafo, num tempo de confinamento, propõe-se criar no sótão do espaço onde vive, um lugar de laboratório de criação e transformação. Revisitando algumas das peças antigas, como "Diário Metafísico" e "Memória de uma Origem" seminais do seu percurso enquanto criador, onde iniciou o seu interesse sobre a Alquimia, bem como a exploração da relação entre o consciente e inconsciente, a partir do conceito de inconsciente coletivo desenvolvido por Carl Jung, pretende experimentar nesta criação uma dança-performance multimédia, que comporta som, vídeo, digital, evocando formas não convencionais de olhar a "natureza" humana, que numa abordagem fenomenológica coloca em confronto a complexidade da consciência individual e coletiva e do sistema societal.

Em "Rizoma", o criador propõe-se articular as questões inerentes à investigação sobre matéria-vida-consciência com a exploração de diferentes quadros alquímicos produzidos ao longo de diferentes épocas históricas, que exploram a relação entre consciência-corpo, espírito-matéria, Homem-natureza-cosmos.

_
Ficha artística e técnica:
Criação, edição e interpretação (ao vivo e em vídeo): Pedro Ramos
Interpretação (no vídeo): Sandra Rosado
Desenho de luz: Tânia Neto
Apoio na construção cenográfica: Silveira Cabral
Produção executiva: Xana Lagusi
Música: Pedro Carneiro (interpretação ao vivo)

_
Locais, datas e horários:
9, 10, 11 e 13 de setembro de 2020, às 16h00
12 de setembro de 2020, às 21h00
CIM - Centro de Interpretação de Monsanto (Auditório)
Parque Florestal de Monsanto
Estrada do Barcal
Lisboa

_
Bilheteira:
Reserva de bilhetes

_
Mais informações:
www.ordemdoo.com

_
Este projeto é apoiado pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes.