Leonel Moura participa na exposição "Immaterial / Re-material", em Pequim

artes digitais
Internacional | China

Arena com 400 x 600 cm, onde os robots realizam uma performance de pintura

O artista português Leonel Moura participa na Exposição "Immaterial / Re-material - uma breve história da arte computacional", de 26 de setembro de 2020 a 17 de janeiro de 2021, no UCCA Center for Contemporary Art, em Pequim (China).

Com curadoria de Jerome Neutres, em colaboração com Ara Qiu (curadora da UCCA), esta exposição reúne trabalhos de 29 artistas de todo o mundo e pretende apresentar uma visão abrangente da evolução da arte computacional, da década de 1960 até ao presente. Explorando temas que vão desde "a estética do machine learning até à objetividade digital e ao descontentamento tecnológico", "Immaterial / Re-material" centra-se não apenas na arte digital em geral, mas na sua relação com "os algoritmos e lógicas generativas que sustentam o campo da computação". De referir que o programa apresentado homenageia a exposição inovadora de Jean François Lyotard "Les Immatériaux" (1985), considerada um marco histórico na relação entre arte e tecnologia.

Leonel Moura irá apresentar "uma enorme arena", na qual um conjunto de robots, aos quais chamou NEO, pintam obras de arte em tempo real. Serão ainda expostas 6 obras da coleção "Ullens", produzidas pelo artista entre 2004 e 2017. Sobre a sua Arte Robótica, destaca-se o livro "Robot Art" (bilingue - inglês/chinês) editado com o apoio da Direção-Geral das Artes.

_
Mais informações:
https://ucca.org.cn/en
www.leonelmoura.com

 

 

 


Data de publicação: 10-09-2020


 

 

 

 

 

Imagem apresentação: