DEMO promove "Percurso da Levada do Concelho" | 13 setembro, Paul, Covilhã

Cruzamento disciplinar
DEMO promove "Percurso da Levada do Concelho" | 13 setembro, Paul, Covilhã

Conversa & Caminhada Geopark Serra da Estrela, iniciativa inserida no projeto "Guardo nas mãos mais de mil anos de sabedoria" . © ME S.A

A Casa-Museu Taberna Típica da Casa do Povo do Paul é o ponto de encontro para o "Percurso da Levada do Concelho", no dia 13 de setembro (às 9h00), pelo Parque Natural da Serra da Estrela - Geopark Mundial da UNESCO, rumo à praia fluvial Espelho d'água de Paul, uma das mais históricas e tradicionais vilas do concelho da Covilhã. Esta iniciativa insere-se no programa de atividades complementares "Conversas & Caminhadas" do projeto artístico "Guardo nas mãos mais de mil anos de sabedoria", promovido pelo DEMO (Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico).

_
Sinopse:
(Pelo DEMO)
O percurso inicia-se na Casa-Museu Taberna Típica da Casa do Povo do Paul, onde se apresentam os modos de vida e elementos tradicionais da antiga aldeia do Paul. Entre estas características destaca-se a arquitetura tradicional, que aproveitava recursos da geologia envolvente como matéria-prima. As paredes eram construídas com os blocos graníticos rolados provenientes da ribeira da Caia e seu interstício preenchido com fragmentos de xisto, rocha mais abundante na envolvência. Deixando o centro urbano, o percurso segue acompanhando a levada do concelho, por áreas agrícolas. Ao longo do caminho, percebe-se a influência humana na composição da flora envolvente: em ambientes com maior atividade humana, predominam as espécies agrícolas e espécies exóticas invasoras. À medida que nos distanciamos da vila, começa a predominar um ambiente florestal mais preservado, com predominância de espécies autóctones. Ao longo do percurso, que margeia a ribeira da Caia, passamos por uma enorme quantidade de poços naturais - alguns escavados no xisto pela força da água – e açudes feitos pelo homem, alguns destes construídos com técnicas tradicionais baseadas na justaposição de placas de xisto. O percurso tem fim na praia fluvial do Espelho d'água, a 500 metros do centro da vila, um espaço propício para um banho ou um piquenique".

_
Informações úteis:
Data: 13 de setembro de 2020, com início às 9h00
Ponto de encontro: Rua Praça, Paul - Covilhã (em frente aos Bombeiros Voluntários do Paul)
Contactos: (+351) 968 610 865 ou info.demo.dispositivo@gmail.com
Entrada livre, sujeita a reserva (lotação limitada)
Reservas: info.demo.dispositivo@gmail.com ou 968610865
Extensão: 7 km
Duração aproximada: 3h30
Dificuldade: média (recomenda-se uso de calçado e roupa adequados para caminhadas na natureza)
Não aconselhável a pessoas com mobilidade reduzida
É obrigatório o uso de máscara
Faixa etária: M/6

_
Mais informações:
www.demo.pt