"Caminhos de Pan", pelo Teatro Estúdio Fontenova, 2 e 3 outubro, Almada

Teatro
"Caminhos de Pan", pelo Teatro Estúdio Fontenova, 2 e 3 outubro, Almada

Sinopse:
5 A.C. aprox., uma família da Nazaré com um bebé foge de Belém para o Egipto. 1212 D.C., milhares de crianças cristãs Europeias tentam cruzar a Europa e África para conquistar a Terra Sagrada aos Muçulmanos. 1939 D.C. milhares de crianças, na sua maioria Judias, são transportadas da Alemanha, Áustria, Checoslováquia, Polónia para países como França, Bélgica ou Reino Unido. 2017 D.C. aprox. um milhão de crianças procuram asilo na União Europeia. Fugir, procurar, cruzar, transportar, refugiar em procura de algo melhor, a sua Terra do Nunca. Nesta performance, bebemos da(s) história(s) de fuga, a partir de “A Cruzada das Crianças", de Marcel Schwob, como fio condutor.

/
Ficha artística:
Criação: Eduardo Dias e Patrícia Paixão
Interpretação: Patrícia Paixão e Ricardo Guerreiro Campos
Música Instrumental Intro: Inês Monteiro Pires
Música Final: A Garota Não (Tema "Mediterrâneo")
Imagem, Vídeo e Operação Técnica: Leonardo Silva
Apoio ao Design Gráfico: Flávia Rodrigues Piątkiewicz
Produção: Graziela Dias
Co-Produção: Casa Da Cultura | Setúbal
Produção Executiva: Teatro Estúdio Fontenova
Estrutura financiada: República Portuguesa – Cultura, Direcção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Setúbal
Acolhimento: Teatro Extremo

/
Local, datas e horários de apresentação:
Teatro Estúdio António Assunção
2 e 3 de outubro, 21h30
R. Conde Ferreira, 2800-016 Almada,

/
Informação sobre blheteira: 
7,50€ - Adultos; 5€- Jovens, seniores, profissionais do espetáculo e grupos a partir de 3 pessoas 
Devido à situação do covid-19, é obrigatório o uso de máscara e a higienização das mãos à entrada e saída.
O levantamento de bilhetes deverá ser feito preferencialmente até 48h antes do espetáculo, no horário de funcionamento da bilheteira do TEAA: Quarta a Sábado das 14h30 às 18h30, Quarta, Quinta, Sexta e Sábado das 20h às 23h e Domingo das 14h30 às 16h.
No dia do espetáculo, os portadores de bilhetes devem comparecer à entrada do TEAA 15 minutos antes do início da sessão para serem encaminhados para a sala por ordem de fila e lugar.

/
Contactos da entidade promotora:
Teatro Extremo
Teatro-Estúdio António Assunção:
R. Conde Ferreira, 2800-016 Almada
+351 212 723 660
+351 965 044 016
+351 962 215 929
companhiateatroextremo@gmail.com
https://www.teatroextremo.com/
https://www.facebook.com/teatro.extremo 

/
Observações: 
Ao longo da História têm existido várias destas “cruzadas”. Para esta performance, citamos algumas delas: o transporte de crianças durante a II Guerra Mundial (Kindertransport, que transportou crianças da Alemanha Nazi para sítios seguros na Europa, e a Operação Flautista de Hamelin, que protegeu crianças das bombas na Grã-Bretanha); a “Cruzadas das Crianças” de Birmingham (Alabama), cidade conhecida pelas suas práticas discriminatórias, onde em 1963, um grupo de crianças protestou pacificamente por direitos iguais; a fuga de crianças da Palestina para os diversos campos de refugiados (não apenas pela Faixa de Gaza, mas também Jordânia, Cisjordânia, Síria, Líbano); os inúmeros refugiados que chegam à União Europeia, das mais diversas partes do mundo, reflectimos o caso singular da Suécia e do “Síndrome de Resignação”, onde crianças, sentido a sua permanência no país de acolhimento ameaçada, entram em estado catatónico semelhante a um coma; e, finalmente, a situação de migrantes de muitos países da América Central e do Sul para os E.U.A., onde o registo de separação de famílias têm aumentado, e muitas são as crianças que tentam a sorte sozinhas. Além do levantamento histórico, e referência a líderes políticos, inspiramo-nos “Hino a Pã”, de Aleister Crowley, e “A Cruzada das Crianças”, de Bertold Brecht. 
(Teatro Estúdio Fontenova)