SINGULAR – Ciclo de criação artística pluridisciplinar / 19 outubro a 12 dezembro, Fábrica da Criatividade de Castelo Branco

Cruzamento disciplinar
SINGULAR – Ciclo de criação artística pluridisciplinar / 19 outubro a 12 dezembro, Fábrica da Criatividade de Castelo Branco

Web Design: Bruno Esteves

Começa no dia 19 de outubro, em Castelo Branco, a 1ª edição do SINGULAR, Ciclo de Criação Artística Pluridisciplinar, o novo projeto/festival de programação da Terceira Pessoa

Sinopse:
SINGULAR é um ciclo de criação artística pluridisciplinar da Terceira Pessoa, que propõe uma programação caracterizada pelo cruzamento de várias disciplinas artísticas e composta por objetos artísticos que resistem a qualquer tentativa de categorização imediata. Pensado para acontecer na Fábrica da Criatividade de Castelo Branco - novo espaço dedicado à criação artística e a projetos na área das indústrias criativas onde diferentes agentes de áreas artísticas e performativas diversas se cruzam e colaboram - as propostas de programação do ciclo propõem uma forte componente urbana, contemporânea e experimental. O ciclo procura de forma única e SINGULAR, a experimentação como expressão de liberdade criativa e crítica, enquanto ferramenta potenciadora de dinâmicas inovadoras do pensamento individual e colectivo.
+ OBJETOS SUI GENERIS
De carácter experimental e participativo, SINGULAR motiva a apresentação e partilha de objetos sui generis que procuram provocar o território e as especificidades socioculturais da região de Castelo Branco.
+ ARTISTAS SINGULARES
Acontecendo no último trimestre de cada ano, o ciclo SINGULAR propõe que sejam apresentados objetos artísticos em cada mês, perfazendo um total de 6 apresentações por ano. 

Programação:
A primeira edição deste novo ciclo, no ano de 2020, inclui os seguintes artistas e projetos:
João Dias | Instalação FREEZING MASS 
Sonoscopia | Instalação Sonora PHOBOS – Orquestra robótica disfuncional
Sara Vaz e Marco balesteros | Performance ENSAIOS PARA LIVRO-CARACTERE
LAMA | Espetáculo Teatro ROMEU e ROMEU
Um Coletivo | Espetáculo Teatro SILÊNCIO
Ricardo B. Marques | Workshop dramaturgia EN-SAI-O
Os Espacialistas | Projeto Cruzamentos Disciplinares O ESPAÇO CURA TUDO

Em todos os casos falamos de coletivos e artistas com percursos e propostas diversas entre si e que normalmente não têm a oportunidade de se apresentarem nesta zona do país.
+ DINÂMICA COLABORATIVA
Com este ciclo procura-se estimular um movimento de valorização e desenvolvimento cultural fora dos grandes centros, através da apresentação de linguagens artísticas de índole assumidamente contemporânea, apresentando um programa de artistas com visões singulares sobre o mundo e a contemporaneidade. O ciclo desenrola-se numa dinâmica colaborativa e participativa, promotora do acesso à cultura, numa relação assente no diálogo.
+ CRUZAMENTOS DISCIPLINARES
O cruzamento multidisciplinar das diferentes manifestações artísticas e da diversificação dos modos de estabelecer uma relação com a cultura, designadamente através da fruição e da participação cultural, proposto pelo ciclo SINGULAR, reclama um olhar renovado sobre as formas de intervenção artística e sobre o conceito de democratização cultural.
 
/
Ficha técnica:
Direção e Programação: Ana Gil e Nuno Leão
Design gráfico e de comunicação: Cátia Santos
Web Design: Bruno Esteves
Fotografia e Vídeo: Tiago Moura
Streaming online: Afonso Fontão
Produção Executiva: Bruno Esteves
Contabilidade: Élio Esteves
Produção e Organização: Terceira Pessoa – Associação
Financiamento: Direção-Geral das Artes / República Portuguesa – Cultura
Apoios: Câmara Municipal de Castelo Branco, Fábrica da Criatividade
Parceiros de comunicação: Coffeepaste, Jornal Reconquista

/
Contactos da entidade promotora:
Terceira Pessoa – Associação, Castelo Branco
https://singularfestival.pt/
terceirapessoa2012@gmail.com
http://terceirapessoa.pt/

/
Mais informação:
https://www.facebook.com/terceirapessoa2012/
https://www.instagram.com/terceirapessoa_/