Exposição "UMBRA", de Bruno Lisboa e Ricardo Ladeira / inaugura dia 24 outubro, Coimbra

Artes visuais
Exposição "UMBRA", de Bruno Lisboa e Ricardo Ladeira / inaugura dia 24 outubro, Coimbra

Tiago Cerveira

Sinopse:
Em Portugal está intrínseco uma cultura folclórica rica em narrativas místicas que pertence a um invulgar imaginário. Heróis, seres fantásticos, fenómenos sobrenaturais, estes mitos e lendas povoam o nosso pais há séculos, saltando de geração em geração. Provenientes das artes plásticas e da ilustração, os artistas Bruno Lisboa e Ricardo Ladeira, entusiastas curiosos deste mundo fabuloso que faz parte da génese da cultura portuguesa, propõem mergulhar de forma criativa dentro destes contos fazendo uma investigação e exploração gráfica dos mesmos, dando-lhes novo protagonismo e uma roupagem contemporânea com o intuito de homenagear esta herança e de continuar este ritual de passagem para as novas gerações, de maneira a que este legado não se perca. O evento está integrado no projeto Marquise, projeto de divulgação da ilustração e desenho contemporâneos

Biografias
Ricardo Ladeira
Ladeira nasceu no porto em 1992 e quer acreditar que como o rei, tem um coração de leão. Licenciado em arte e design pela escola superior de educação de coimbra, onde começou atividade como ilustrador e artista plástico. Tem participado em várias iniciativas na área da ilustração com várias instituições como "museu municipal de coimbra", "licor beirão", "revista sábado", "casa pia" ou "renault". É o ilustrador vencedor da 3ª edição prémio literatura infantil do pingo doce. Participa regularmente em exposições individuais e coletivas. Trabalha como ilustrador na empresa boon factory em matosinhos.

Bruno Lisboa
Bruno Lisboa (neuchatel, 1992) vive e trabalha no porto, cidade onde deu os primeiros passos nas artes visuais. Formou-se em design gráfico, e tem vindo a criar paralelamente uma linguagem própria dentro da pintura, tanto em mural como em papel. Procura explorar o simbolismo das figuras, influenciado pela força representativa dos logótipos e outros elementos gráficos, aliando a experimentação de diferentes materiais, desde sprays, acrílicos e pasteis a óleo; mesclados numa sobreposição de elementos e espessas camadas de tinta.

/
Ficha artística e técnica:
Artistas Bruno Lisboa e Ricardo Ladeira
Produção: casa da esquina
Assessoria de imprensa: casa da esquina
Fotografia e vídeo: Tiago Cerveira
Design: Joana Corker
Apoios: República Portuguesa - Cultura /DGARTES, Câmara Municipal de Coimbra

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Casa da Esquina
Rua Aires de Campos nº6 , Coimbra,
24 de outubro (Inauguração) a 31 de dezembro, terça, quinta e sexta 14h-18h, quartas 14h-17h30
Sábado marcações através de geral@casadaesquina.pt

/
Informações sobre bilheteira:
Entrada gratuita.
A admissão no espaço é livre, mas encontra-se limitada a 5 pessoas e é obrigatório o uso de máscara facial.
Classificação etária: todos os públicos

/
Contactos:
Casa da Esquina
Rua aires de campos nº6 3000-014 coimbra
239041397 / 929090628 / geral@casadaesquina.pt
https://www.facebook.com/events/349319812842509